top of page
ayurveda_faixa

AYURVEDA

Ayurveda (em sânscrito आयुर्वेदः) é um sistema mais do que médico tradicional indiano, é um sistema que fala da vida, do universo, de células, desenha a vida numa complexidade de enigmas e nos dá as respostas necessárias para tudo que individualmente precisamos. É um sistema praticado em भारतवर्षः। Bharatavarsha. Embora seja considerado um dos muitos sistemas médicos alternativos, seu escopo não é semelhante ao escopo da ciência médica convencional ou de outros sistemas médicos alternativos diversos.

 

É importante saber que o Ayurveda não pode ser equiparado à ciência médica convencional, assim como também não é a união com a medicina convencional como estamos vendo em cursos superiores chamados BAMS. Uma vez que a ciência médica moderna lida com o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam apenas o corpo físico ou a mente, o Ayurveda se concentra na saúde de um indivíduo que não é apenas um corpo físico ou mente, mas uma união de corpo, mente e energia vital, que permite ler a causa de cada nível de desarmonia. Não atua e não lida com doença diretamente, apenas pode ou não atuar no sintoma juntamente quando trata a causa da doença. Esta união de corpo, mente, sentidos e energia vital com a união e observação da natureza, possui maior importância ao considerar qualquer dimensão da saúde no Ayurveda.

O termo 'Ayurveda'

O Ayurveda, como o nome sugere apropriadamente, é uma parte da literatura védica originada em भारतवर्षः। Bharatavarsha. É considerado o उपवेदः। Upaveda de अथर्ववेदः। Atharvaveda com foco principal na manutenção de आयुः। Ayu. Ayurveda, portanto, oferece os métodos divinos para alcançar Ayu e afastar o रोगाः। Rogas que criam obstáculos nas atividades diárias do ser humano, sendo doenças físicas, emocionais, mentais, espirituais e de cunho demoníacas. Ayu (Samskrit: आयुः) é uma união de 4 elementos, o saber, शरीरम्। Shariram (corpo que tem tendência natural para degenerar), इन्द्रियाणि। Indriyas (conhecidos como órgãos dos sentidos, de ações e órgãos motores), सत्वम्। Satva (conhecido como mente) e आत्मा। Atma (referido como energia vital, consciência ou espírito indestrutível que se abriga no coração). Segue-se que, o assunto, o alcance e a aplicação do Ayurveda não se limitam ao corpo físico, mas a todos os 4 elementos e à união de todos eles.

Temos etimológicos do Ayurveda: sistema médico tradicional indiano - Livro 'Antiga ciência indiana e sua relevância para o mundo moderno' publicado por Rashtriya Sanskrita Vidyapeetha, Tirupati

De acordo com आचार्य सुश्रुतः। Acharya Suśruta, Ayurveda é o Veda de onde se podem obter os métodos para alcançar a vida ou longevidade. A escola de Suśruta enfatiza ainda mais a longevidade e viver com qualidade nesta vida. Uma curiosidade: o Acharya Charaka tem uma ênfase em longevidade, mas em nos preparar para ciclos das outras vidas, por isso ele tem um foco maior no Atharvaveda.

 

आयुरस्मिन् विद्यते अनेन वा आयुर्विन्दन्ति इति आयुर्वेदः। (Sush. Samh. 1.15)

āyurasmin vidyate anena vā āyurvindanti iti āyurvedaḥ। (Sush. Samh. 1.15)

Significado por Suśruta:  Ayurveda é o veda onde o (os métodos para obter) Ayu reside ou o veda de onde o Ayu pode ser obtido.

 

Em sua forma literal o termo Ayurveda consiste em 2 termos, nomeadamente आयुः। Ayu e वेदः। Veda.

आयुः॥ Ayu

 

Ayu é definido como a união próxima de 4 elementos, a saber:

 

  • शरीर॥ Shariram (corpo que tem tendência natural para degenerar);

  • इन्द्रिय॥ Indriyas (conhecidos como órgãos dos sentidos e órgãos motores);

  • सत्व॥ Satva (मनस् Manas ou conhecido como mente);

  • आत्मा॥ Atman (referido como energia vital, consciência ou espírito indestrutível).

 

Dhaari (धारि), Jeevitam (जीवितम्), Nityaga (नित्यगः), Anubandha (अनुबन्ध) são os termos usados ​​como sinônimos para Ayu. Essa união está presente até a hora da morte ou, em outras palavras, a morte é o fim dessa união. Portanto, Shareeram, Indriyas, Satva e Atma são considerados os componentes essenciais da Vida e todos podemos ver nascer e se findar no pulso da mãe ao gestar a criança até o fim desta jornada.

शरीरेन्द्रियसत्त्वात्मसंयोगो धारि जीवितम्। नित्यगश्चानुबन्धश्च पर्यायैरयुरुच्यते ।। (Char. Samh. 1.1.42) [2]

śarīrendriyasattvātmasaṁyogo dhāri jīvitam। nityagaścānubandhaśca paryāyairayurucyate ।। (Char. Samh. 1.1.42)

 

वेदः॥ Veda

Significado por Suśruta: O outro termo Veda significa Sabedoria, mas é comumente usado como conhecimento. Os Vedas são os textos que descrevem os métodos para obter o que é desejável e abandonar o que é indesejável.

 

आयुर्वेदस्य परिभाषा॥ Definição de Ayurveda por Charaka

आचार्य चरकः। Acharya Charaka define Ayurveda como, o Veda que oferece conhecimento sobre Ayu, sua medição, vários aspectos de Ayu como हितायुः। Hitayu (vida favorável ou benéfica), अहितायुः। Ahitayu (vida desfavorável ou desvantajosa), सुखायुः। Sukhayu (vida confortável e não confortável (no texto como camponesa) e दुःखायुः। Dukhhayu (Vida desagradável, desconfortável), além do conhecimento dos fatores que atuam como promotores e não promotores da vida além desta existência.

 

हिताहितं सुखं दुःखम् आयुस् तस्य हिताहितम्। मानं च तच्च यत्रोक्तम् आयुर्वेदः स उच्यते ।। (Char. Samh. 1.1.41) [2]

hitāhitaṁ sukhaṁ duḥkham āyus tasya hitāhitam। mānaṁ ca tacca yatroktam āyurvedaḥ sa ucyate ।। (Char. Samh. 1.1.41)

Significado por Charaka: Ayurveda é aquilo que lida com a vida boa, má, feliz e infeliz, seus promotores e não promotores, medidas e natureza para além deste ou outro corpo.

 

आयुर्वेदोत्पत्तेः पार्श्वभूमिः॥

Surgimento do Ayurveda

 

Cada novo surgimento, tem suas raízes viventes de alguma necessidade. Esta é a base para o surgimento e o avanço de qualquer ramo da sabedoria. Da mesma forma, mesmo alguns milhares de anos atrás, o Ayurveda se originou por meio de uma imensa necessidade desse tipo de sabedoria naquela época, mas na verdade mais foi sentida em compilar do que nascer algo novo. O Ayurveda sempre existiu no bem da verdade, desde que uniu Purusha e Prakrit. Essa necessidade de compilar e direcionar, destaca a importância e a relevância do conhecimento oferecido com sabedoria do Ayurveda, bem como o propósito por trás da oferta do conhecimento da vida.

Acharya Charaka esclarece isso ao escrever que, आरोग्यम्। Arogya (saúde e bem-estar) atua como a raiz de धर्मः। Dharma, अर्थः। Artha, कामः। Kama e मोक्षः। Moksha que resulta em श्रेयः। Shreyas (obtendo melhor fortuna) e जीवितम्। Jivitam (longevidade). Por meio do cumprimento dessas coisas, a vida se torna completa social, física, psicológica, intelectual e adhyatmikly (despertos são capazes de ver o mundo).  Portanto, quando nos tempos antigos, pessoas comuns, videntes e sábios realizando atos piedosos experimentaram impedimentos no cumprimento desses aspectos da vida devido a distúrbios causados ​​por doenças, a busca pelo conhecimento da vida começou. Isso levou a compilação e recebimento do Ayurveda há muitos milhares de anos.

 

धर्मार्थकाममोक्षाणामारोग्यं मूलम् उत्तमम् ।। रोगास्तस्यापहर्तारः श्रेयसो जीवितस्य च। प्रादुर्भूतो मनुष्याणामन्तरायो महानयम् ।। (Char. Samh. 1.1.15,16) [2]

dharmārthakāmamokṣāṇāmārogyaṁ mūlam uttamam ।। rogāstasyāpahartāraḥ śreyaso jīvitasya ca। prādurbhūto manuṣyāṇāmantarāyo mahānayam ।। (Char. Samh. 1.1.15,16)

Significado por Charaka: acredita-se que Arogya seja o requisito básico para dar um passo em direção ao cumprimento de todas essas etapas:

 पुरुषार्थाः। purusharthas. रोगाः। Roga (significa qualquer coisa vivida como um evento doloroso na vida, qualquer coisa que machuque, comumente referido como doenças, logo vemos que a causa é importante) são os eventos destrutivos para अनारोग्यम्। anarogya (problemas de saúde) e, portanto, considerados os obstáculos no cumprimento de Purushartha. Sendo assim, é necessário conhecer os métodos para alcançar o आरोग्यम्। desejado Arogya ou vida saudável, eliminando os rogas. Essa necessidade também forma a base da estrutura única do Ayurveda, e seu objetivo é a origem de vários conceitos que atuam como princípios básicos do Ayurveda, assim como origem de todas as doenças e desarmonias do ser humano e da natureza em si. 

 

आयुर्वेदस्य अधिकरणम्॥ Adhikarana de Ayurveda

अधिकरणम्। Adhikarna significa o substrato ou o objeto para o qual todo o conhecimento é oferecido.

Acharya Charaka mencionou claramente que o conhecimento sobre a vida oferecido no Ayurveda está relacionado ao Ayu de त्रिदन्डात्मकपुरुषः। Tridandatmaka Purusha . É altamente recomendável que se compreenda o conceito de त्रिदन्डात्मकपुरुषः। Tridandatmaka Purusha descrito no Ayurveda para avaliar o escopo e a aplicação do Ayurveda. Todo o conhecimento em Ayurveda foi oferecido para este objeto conhecido como Tridandatmaka Purusha.

 

सत्वमात्मा शरीरं च त्रयमेतत्त्रिदण्डवत्। लोक्स्तिष्ठति संयोगात्तत्र सर्वं प्रतिष्ठितम्।

स पुमांश्चेतनं तच्च तच्चाधिकरणं स्म्रुतम्। वेदस्यास्य, तदर्थं हि वेदो अयं प्रकाशितः ।। (Char. Samh. 1.1.46,47) [2]

satvamātmā śarīraṁ ca trayametattridaṇḍavat। lokstiṣṭhati saṁyogāttatra sarvaṁ pratiṣṭhitam।

sa pumāṁścetanaṁ tacca taccādhikaraṇaṁ smrutam। vedasyāsya, tadarthaṁ hi vedo ayaṁ prakāśitaḥ ।। (Char. Samh. 1.1.46,47)

Significado: सत्वम्। Satva (mente), आत्मा। Atman (energia vital) e शरीरम्। Sharira (Corpo) são os três componentes básicos. A união desses três componentes forma o tripé da vida. A vida inteira depende e se sustenta dessa união. Deve ser entendido que qualquer um desses não é suficiente para sustentar a vida individualmente. Quando cada um desses fatores apoia o outro e forma uma união, eles desenvolvem a capacidade de sustentar a vida. Quando algum desses fatores está ausente e sua união se desfaz, a vida se interrompe. Portanto, cada um desses 3 fatores e sua união têm igual importância. Esta união também é chamada de पुमान्। Puman ou चेतनम्। Chetan e, este é o objeto em discussão no Ayurveda. Na verdade, o Ayurveda foi trazido para a corrente principal da prática principalmente para esse objetivo.

 

आयुर्वेदावतरणम्॥ Ayurveda Avatarana

Sendo upaveda de Atharvaveda, Ayurveda também não pertence a nenhum autor específico, mas é considerada सनातनम्। Sanatana ou शाश्वतम्। Shasvata. A criação do Ayurveda também foi creditada à Brahma e é importante que tenhamos contato com este veda por conta de acharmos muitas respostas aos enigmas contidos no Clássico Charaka Saṃhitā.

 

तदिदं शाश्वतं पुण्यं स्वर्ग्यं यशस्यमायुष्यं वृत्तिकरं चेति ।। (Sush. Samh. 1.19)

tadidaṁ śāśvataṁ puṇyaṁ svargyaṁ yaśasyamāyuṣyaṁ vr̥ttikaraṁ ceti ।। (Sush. Samh. 1.19)

Significado: Ayurveda é शाश्वतम्। Shasvata (eterno), पुण्यं। Punyam (Puro, Sagrado, Auspicioso), स्वर्ग्यं। Swargyam (Celestial ou participando do céu), यशस्यम्। Yashasyam (digno de crédito, glorioso), आयुष्यम्। Ayushyam (dando vida longa), वृत्तिकरं Vruttikaram (proporcionando um meio de vida).

 

Embora o Ayurveda seja de natureza eterna, vários Ayurveda संहिता। Saṃhitā descreveu interessantes contos mitológicos sobre a origem, descendência e difusão do Ayurveda na Terra. Existem 2 principais परम्परा। paramparas (tradições) descritas para informar a transferência de conhecimento de Ayurveda de देवता। devatas a seres humanos e este evento é denominado 'Ayurveda avatarana' (आयुर्वेदावतरण).

 

Por conta destas importantes divisões podemos ir além, e vejo que muitas pessoas que vivem dentro deste darshana se quer sabe disso. Mas saibam é importante mesmo.

 

Acredita-se que o conhecimento do Ayurveda foi recolhido por ब्रह्मा। Brahma e não criado. E eu acredito muito isso, por conta de que as outras medicinas internas não foram criadas apenas escolhidas. Diz-se, portanto, que o conhecimento do Ayurveda é recebido primeiro por Brahma em estado meditativo por revelação.

 

Em seguida, foi passado para दक्ष प्रजापति। Daksha Prajapati. Daksha Prajapati passou esse conhecimento para अश्विनीकुमारौ। Ashvini Kumara. Ashvini Kumaras são reconhecidos como irmãos gêmeos, renomados médicos dos devatas. Vários contos mitológicos nos vedas descrevem procedimentos cirúrgicos e tratamentos médicos complexos e inovadores realizados por Ashvini kumaras. Impressionado com seus fascinantes conhecimentos médicos e habilidades em cirurgia, इन्द्र। Indra pediu que compartilhassem esse conhecimento com ele.

 

Dessa forma, Indra herdou o conhecimento do Ayurveda de Ashvini Kumaras e, mais tarde, transmitiu esse conhecimento aos videntes e sábios da Índia antiga. A transferência do Ayurveda de devatas para manushyas (descida à Terra) é descrita por diferentes contos em vários tratados. Existem principalmente 2 tradições desta transferência, onde uma tradição é conhecida como Atreya Parampara (tradição) e a outra como Dhanvantari Paramapara.

 

आत्रेय परम्परा॥ Atreya Parampara

Na Índia antiga, os sábios e videntes estavam engajados na realização de vários yajnas e atos piedosos como parte de suas práticas para a iluminação adhyatmik. Quando o surgimento de várias doenças começou a criar obstáculos no तप। tapa, उपवास। Upawas, ब्रह्मचर्य। Brahmacharya, व्रत। Vrata e आयुष। Aayush, uma necessidade imensa de encontrar uma solução para essas doenças foi sentida.

 

Olhando para a situação difícil da humanidade, os sábios e videntes decidiram se reunir em um dos lados auspiciosos do Himalaia e buscar uma solução. ऋषयः। Rushis como Angira, Jamadagni, Vasishtha, Kashyapa, Bhrugu, Atreya, Gautam, Saankhya, Pulastya, Narad, Agastya, Vamadev, Asit, Markandeya, Paarikshi, Ashwalayan, Bhikshyau, Bhikshya, Atreya, Bhardwaja, Bhikshya, Kapita, Bhardwaja, Bhikhyahala, Bhardwaja, Bhikhwaitha, Bhardwaja, Bhikhwaithahata, , Gargya, Shandilya, Koundilya, Varkshi, Devala, Galav e muitos outros sábios fizeram parte desta assembleia. Todos eles eram iluminados e brilhantes.

 

Eles começaram a discutir que as doenças estão aparecendo como obstáculos na obtenção do Dharma, Artha, Kama e Moksha. Aarogya é a principal fonte para atingir esses objetivos, enquanto as doenças atuam como destruidoras da saúde, do bem-estar e da vida. Portanto, para superar este problema, eles começaram a pensar em meios para se livrar dessas doenças, alcançar a longevidade e a fonte para encontrar esse conhecimento. Em um estado meditativo, eles viram Indra como um salvador, a fonte para obter esse conhecimento. Eles perceberam que Indra poderia ser a única fonte para obter o conhecimento desejado e decidiram conhecê-lo.

 

ऋषी भरद्वाज। Rushi Bharadwaja expressou voluntariamente a disposição de trabalhar como representante e, portanto, foi nomeado pelos sábios para ir à residência de Indra e pedir-lhe que compartilhasse o conhecimento. Em um período muito curto, o sábio inteligente e devotado Bharadwaja absorveu o conhecimento Ayurveda em sua totalidade, praticou-se para alcançar uma vida feliz e transferiu-o para outros sábios. Por aqui, ऋषी भरद्वाज। Rushi Bharadwaja é considerado o primeiro Manushya a receber o conhecimento do Ayurveda para o bem-estar da humanidade na Terra. Ele então transmitiu esse conhecimento a vários outros sábios.

 

आत्रेय पुनर्वसुः। Atreya Punarvasu foi um desses sábios que aprendeu Ayurveda com Bharadwaja. Ele então concedeu este conhecimento a seus 6 discípulos, pela virtude da compaixão pela humanidade e amizade para compartilhar. अग्निवेशः। Agnivesha, भेलः। Bhela, जतुकर्णः। Jatukarna, पराशरः। Parashara, हारितः। Harit e क्षारपाणिः। Ksharapani eram os 6 discípulos de Atreya Punarvasu. Com base no conhecimento obtido do guru Atreya, cada um desses discípulos escreveu seus próprios tratados.

 

Agnivesha sendo a mais brilhante entre elas, foi a primeira a transcrever esse conhecimento da tradição oral para um compêndio. Seu compêndio foi reconhecido por seu nome como अग्निवेशसंहिता। Agnivesha Saṃhitā. Essa transferência de conhecimento continuou. Agnivesha Saṃhitā ganhou maior reconhecimento do que outros 5 tratados e, portanto, no período posterior, आचार्य चरकः। Acharya Charaka e दृढबलः। Drudhabala expôs este Saṃhitā por meio de suas anotações. Desde então, este Saṃhitā se tornou popular como चरकसंहिता। Charaka Saṃhitā. Charaka Saṃhitā é considerado um texto oficial para o conhecimento do Ayurveda e está incluído no बृहत्रयी। Brihatrayee (a maior triologia dos textos clássicos) no Ayurveda.

 

धन्वन्तरि परम्परा॥ Parampara dhanwantari

Em outro parampara (tradição), o conhecimento do Ayurveda foi herdado por काशीराज् दीवोदास धन्वन्तरी। Kashiraj Divodas Dhanwantari de Indra. Ele então passou esse conhecimento divino para seus discípulos como सुश्रुत। Suśruta, औपधेनवः। Aupadhenav, वैतरणः। Vaitaran, औरभ्रः। Aurabhra, करवीर्यः। Karaveerya, भोजः। Bhoj, पौष्कलावतः। Poushkalawat गोपुररक्षितः। Gopoormeet.  आचार्य सुश्रुतः। Suśruta entre esses discípulos criou o tratado chamado सुश्रुतसंहिता। Suśruta Saṃhitā. Este Suśruta Saṃhitā também é considerado um dos textos oficiais do Ayurveda e faz parte integrante do बृहत्रयी। Bruhatrayee.

 

आयुर्वेदस्य प्रयोजनम्॥ Prayojana de Ayurveda

प्रयोजन। Prayojana do Ayurveda significa o objetivo do Ayurveda.

 

धातुसाम्यम्॥ Estabelecimento de equilíbrio de Dhatus

De acordo com Acharya Charaka, estabelecendo धातुसाम्यम्। Dhatusamyam é o único objetivo do Ayurveda.

 

धातुसाम्यक्रिया चोक्ता तन्त्रस्यास्य प्रयोजनम् ।। (Char. Samh. 1.1.43)

dhātusāmyakriyā coktā tantrasyāsya prayojanam ।।

Significado: Estabelecer Dhatusamyam é o único objetivo do Ayurveda.

 

Em outro discurso, Dhatusamyam (estado de equilíbrio dos tecidos do corpo até chegar na felicidade) é definido como आरोग्यम्। Aarogya. Aacharya Charaka define विकाराः। Vikara (doenças) como धातुवैषम्यम्। Dhatu vaishamya (desequilíbrio dos tecidos do corpo). Dhatu samyam é rotulado como प्रकृतिः। Prakruti ou estado de equilíbrio do sistema humano. Vikaras são considerados दुःख। Dukkha e, consequentemente, o oposto, सुख। Sukha é considerado o estado de ausência de vikara. Em última análise, Dhatu samyam é referido como Aarogyam (Saúde) e Sukham (Bem-estar e felicidade). Isso esclarece que o objetivo do Ayurveda é estabelecer Aarogya ou Dhatusamyam que, em última análise, ajuda a atingir Sukha.

 

व्याधिपरिमोक्षः स्वस्थस्य रक्षणं च॥ Medicina Curativa e Preventiva

इह खल्वायुर्वेदप्रयोजनं व्याध्युपसृष्टानां व्याधिपरिमोक्षः स्वस्थस्य रक्षणं च ।। (Sush. Samh. 1.14)

iha khalvāyurvedaprayojanaṁ vyādhyupasr̥ṣṭānāṁ vyādhiparimokṣaḥ svasthasya rakṣaṇaṁ ca ।। (Sush. Samh. 1.14)

 

Acharya Suśruta opina que o objetivo do Ayurveda é व्वाधिपरिमोक्षः। Vyadhiparimoksha, isto é, para aliviar o sofrimento de um indivíduo doente, erradicando a doença e स्वास्थ्यरक्षणम्। Svasthyarakshan ou seja, para preservar a saúde de um indivíduo saudável, evitando as doenças. Portanto, é claro que o Ayurveda se concentra em ambos os aspectos da saúde, a saber, curativo e preventivo. Os métodos para alcançar saúde e longevidade não apenas tratando as doenças, mas também pela prevenção das doenças, foram descritos no Ayurveda, indicando a supremacia e a sabedoria dos antigos Rishis.

 

त्रिस्कन्ध आयुर्वेदः॥ Natureza e Assunto do Ayurveda

O conhecimento do Ayurveda é apresentado como त्रिसूत्र। Trisootra ou त्रिस्कन्ध। Triskandha (conhecimento de 3 pontas) cobrindo 3 aspectos importantes viz.

 

हेतवः। Hetu (Etiologia e diagnóstico)

लिङगानि। Lingani (apresentação clínica, sinais, sintomas etc.)

औषधी। Aushadhi (remédios e vários outros métodos, como regime alimentar, estilo de vida, etc. para combater a doença, além de todo o conhecimento da parte de encantamentos e magias).

Este conhecimento é oferecido para o aprimoramento de आतुरः। Aatur (indivíduo doente - aspecto curativo), bem como स्वस्थः। Swastha (indivíduo saudável: medidas preventivas). Esta rica fonte de conhecimento chamada Ayurveda durará para sempre sem qualquer mudança, é eterna e virtuosa que foi conhecida apenas por Brahma.

 

हेतुलिङ्गौषधज्ञानं स्वस्थातुरपरायणम्। त्रिसूत्रं शाश्वतं पुण्यं बुबुधे यं पितामहः ।। (Char. Samh. 1.1.24)

hetuliṅgauṣadhajñānaṁ svasthāturaparāyaṇam। trisūtraṁ śāśvataṁ puṇyaṁ bubudhe yaṁ pitāmahaḥ ।। (Char. Samh. 1.1.24)

 

सो ऽनन्तपारं त्रिस्कन्धमायुर्वेदं महामतिः। यथावदचिरात् सर्वं बुबुधे तन्मना मुनिः ।। (Char. Samh. 1.1.25)

'nantapāraṁ triskandhamāyurvedaṁ mahāmatiḥ। yathāvadacirāt sarvaṁ bubudhe tanmanā muniḥ ।। (Char. Samh. 1.1.25)

 

अष्टाङग आयुर्वेदः॥ Ashtanga Ayurveda

Todo esse conhecimento da vida no Ayurveda é dividido em 8 ramos principais. Eles são chamados de उपाङ्गानि। Upanga do Ayurveda e como são 8, o Ayurveda também é chamado de Ashtanga Ayurveda.

 Estas 8 ramificações são as seguintes:

 

  • Kayachikitsa (कायचिकित्सा): Medicina interna para doenças sistêmicas causadas devido a distúrbios em Agni (fogo digestivo)

  • Bala Chikitsa (बालचिकित्सा) ou Koumarbhrutyatantram: (कौमारभृत्यतन्त्रम्): Tratamento de recém-nascidos, bebês e crianças como pediatria

  • Graha Chikitsa (ग्रहचिकित्सा) ou Bhutavidya (भूतविद्या): Demonologia/Psicologia

  • Urdhvaanga Chikitsa (उर्ध्वाङ्चिकित्सा): Tratamento de doenças que ocorrem na cabeça e pescoço

  • Shalya Chikitsa: शल्यचिकित्सा): Procedimentos cirúrgicos envolvendo o uso de instrumentos cortantes e pontiagudos, fogo, Ksharas (diferentes formas de alcális) e procedimentos de sangria.

  • Damstra Chikitsa (दन्ष्ट्राचिकित्सा) ou Agadatantra (अगदतन्त्रम्): Tratamentos semelhantes à Toxicologia.

  • Jara Chikitsa (जराचिकित्सा) ou Rasayanatantra (रसायनतन्त्रम्): Geriatria, Rejuvenescimento.

  • Vrsha Chikitsa (वृषचिकित्सा) ou Vajikaranatantra (वाजीकरणम्): Terapia afrodisíaca, tratamentos que auxiliam a concepção natural e fertilidade.

कायचिकित्सा॥ Kayachikitsa (medicina interna)

Trata da Medicina Interna para doenças sistêmicas causadas por distúrbios em Agni (fogo digestivo). A palavra Kayachikitsa é composta por 2 partes. O primeiro é काय। Kaay, significando corpo físico completo composto de múltiplos अवयवाः। Avayava (vários órgãos e sistemas) em todas as fases da vida, enquanto चिकित्सा। Chikitsa se refere aos métodos de tratamento. Assim, Kayachikitsa oferece o conhecimento de tratamentos para doenças corporais. Este ramo é comumente relacionado à medicina interna. Acredita-se que haja desequilíbrios em दोषाः। Dosha, धातवः। Dhatu , मलाः। Mala e अग्निः। Agni são as causas fundamentais para o desenvolvimento de quase todas as doenças. Esses desequilíbrios podem ser controlados com vários medicamentos administrados por via oral, पथ्यम्।Pathyam ou regimes alimentares, mudanças no estilo de vida e outros métodos importantes que estão descritos como uma cirurgia sem cortes, como पंचकर्मः। Panchakarma. Consequentemente, Kayachikitsa é o ramo da Ayurveda que lida com o gerenciamento de causas de doenças sistêmicas.

 

कौमारभृत्यतन्त्रम्॥ Koumarabhrutyatantram (Pediatria)

Este ramo inclui o conhecimento do tratamento de doenças que ocorrem em neonatos, bebês e crianças. As doenças nesta faixa etária são consideradas causadas por desequilíbrios na nutrição, leite materno contaminado pela alimentação da mãe e, às vezes, alguns fatores desconhecidos ou forças do mal conhecidas como ग्रह। Grahas. Causas, manifestações clínicas e métodos para tratar essas doenças podem ser encontrados em Kaumarbhrutya, que também é conhecido como बालचिकित्सा। Balachikitsa.

 

ग्रहचिकित्सा॥ Graha Chikitsa (demonologia e psicologia)

Isso também é conhecido como भूतविद्या। Bhutavidya e lida com Demonologia e Psicologia, um ramo exclusivo do Ayurveda. Este ramo se concentra no gerenciamento de várias doenças causadas devido a fatores etiológicos desconhecidos, que podem incluir espíritos malignos, demônios, fatores astrológicos, etc. Esses fatores afetam principalmente चेतस्। Chetas (faculdades mentais). Portanto, este ramo oferece conhecimento de métodos para combater doenças psicológicas e psicossomáticas. Inclui a menção de vários शान्तिकर्माणि। Shantikarmas, मन्त्राः। Mantras, etc., para o tratamento de tais doenças. Essas medidas de remédio também são antigas e consideradas exclusivas do Ayurveda.

 

शालाक्यतन्त्रम्॥ Shalakyatantra (tratamento de cabeça e pescoço)

Shalakyatantra também é conhecido como Urdhvaanga Chikitsa (उर्ध्वाङ्गचिकित्सा). Envolve o tratamento de doenças que ocorrem na cabeça e pescoço e inclui doenças dos ouvidos, olhos, cavidade oral, nariz, etc. Shalakya é o termo derivado do nome do instrumento शलाका। 'Shalaka' aparecendo como uma sonda. Como a maioria dos procedimentos realizados na região da cabeça e pescoço envolvem o uso desse instrumento, todo o ramo recebe o seu nome.

 

शल्यचिकित्सा॥ Shalya Chikitsa (cirurgia)

Consiste em procedimentos cirúrgicos envolvendo o uso de instrumentos contundentes e pontiagudos, fogo, Kshara e derramamento de sangue e, portanto, comumente referido como Cirurgia. Conhecimento de vários procedimentos realizados usando vários tipos de यन्त्रम्। contundente e शस्त्रम्। instrumentos afiados, क्षाराः। Ksharas (substâncias semelhantes às cinzas alcalinas), अग्निः। fogo e vários tratamentos locais para cicatrização de feridas são descritos nesta seção. Muitos instrumentos de cirurgia usados ​​nos dias atuais são idênticos aos mencionados no Ayurveda Saṃhitās, escrito há milhares de anos.

 

दन्ष्ट्राचिकित्सा॥ Damstra Chikitsa (Toxicologia)

Damstra Chikitsa também é conhecido como Agadatantra (अगदतन्त्रम्). É um ramo muito bem desenvolvido da Ayurveda que lida com o tratamento de casos de envenenamento de várias fontes como cobras, insetos, combinações de alimentos, venenos naturais e artificiais, etc. Fornece detalhes sobre a identificação da fonte do veneno, causas, manifestações clínicas e métodos para eliminar o veneno do corpo. É comumente referido como Toxicologia Ayurvédica.

 

रसायनतन्त्रम्॥ Rasayanatantra (Geriatria e Rejuvenescimento)

Rasayana tantra é uma especialidade do Ayurveda. Também é conhecido como Jarachikitsa. Vários métodos para prevenir o envelhecimento prematuro, alcançar a longevidade (prevenindo doenças e preservando a saúde), aumentar a força, resistência e imunidade são discutidos neste ramo do Ayurveda. A palavra जरा। 'Jara' significa envelhecimento ou senilidade. Assim, Jarachikitsa também significa os tratamentos especiais em Ayurveda para doenças que ocorrem na velhice. Portanto, este ramo é comumente referido como Geriatria, mas seu escopo não se limita ao assunto da Geriatria. A descrição detalhada de Rasayana pode ser encontrada no capítulo Rasayana de Charaka Saṃhitā [6] e outros tratados de Ayurveda.

 

वृषचिकित्सा॥ Vrisha Chikitsa (terapia afrodisíaca)

Vrisha chikitsa também é conhecido como Vajikaranam वाजीकरणम्। em Ayurveda. Este fluxo de Ayurveda oferece conhecimento de métodos para preservar a saúde sexual e tratar doenças relacionadas à reprodução. Isso envolve o uso de medicamentos, dieta, modificações no estilo de vida e psicoterapia para corrigir os desequilíbrios que causam deficiência, impureza, produção insuficiente e secura de रेतस्। Retas (comumente conhecido como शुक्रम्। Shukra. Shukram é um dos 7 Dhatus (tecidos do corpo) de पुरुषः। Purusha e é responsável pela reprodução, crescimento e desenvolvimento - não igual, mas semelhante ao sêmen. Elabora as medidas terapêuticas para nutrição, fortificação e melhoria da qualidade e quantidade de Shukra. Além disso, também fornece conhecimento sobre métodos para aumentar a libido e o uso de agentes afrodisíacos.

É extremamente importante entender que, no Ayurveda, a relação sexual é considerada para fins de reprodução. Portanto, este ramo do Ayurveda é desenvolvido para corrigir os desequilíbrios nos fatores responsáveis ​​pela reprodução e desenvolvimento da progênie saudável. Esta especialidade também lida com doenças de infertilidade resultantes de Shukra prejudicial à saúde. Não se destina a aumentar apenas os prazeres carnais como é mal interpretado muitas vezes. A descrição detalhada do Vajikarana é encontrada no capítulo Vajikarana do Charaka Saṃhitā e outros textos oficiais do Ayurveda.

Desta forma, o Ayurveda oferece conhecimento de métodos para manter a saúde e o bem-estar de todos os indivíduos sob esses 8 ramos. Seu conhecimento não se limita à medicina, cura ou terapia, mas a todos os aspectos da vida de uma pessoa. Além disso, o conhecimento é para todas as partes da comunidade, uma vez que pode ser adaptado às suas necessidades. Nos tempos modernos, a influência da biomedicina no Ayurveda está levando à sua medicalização.

 

A atual medicalização da sociedade é uma ameaça potencial à saúde e ao bem-estar humanos. O Ayurveda pode fornecer ensinamentos e práticas essenciais para contrabalançar essa tendência atual, estimulando a autossuficiência da população em relação à saúde. E, para isso, a prática do Ayurveda precisa ser aplicada em nível individual, comunitário e de profissionais de saúde e não se limitar ao sistema médico.

Cris Ayres

bottom of page