top of page
Foto do escritorCris Ayres

As lágrimas são produzidas pelo fígado, mas nesta dança o rim e o coração se unem.


O Jing da Água é Zhi (alma do rim) e o Jing do Fogo é Shen (alma do coração). A interação da Água e do Fogo causa tristeza tanto no Zhi quanto no Shen, e é por isso que as lágrimas correm dos olhos onde o controle é feito pelo fígado (Hum). Falar de lágrimas é complexo!


“Fígado e Rins têm a mesma origem”. O Yin do fígado e dos Rins se auxiliam mutuamente. A insuficiência do Yin do Fígado acarreta muitas vezes a fraqueza do Yin dos Rins; a insuficiência do Yin dos Rins suscita a perda do Yin do Fígado. Quando o Rim e o Fígado não estão em harmonia, e suas aguas e essências são combatidas e/ou exacerbadas, pode nos causar alguns desequilíbrios:


Tontura, tinido, dificuldade para ouvir, lombalgia, dor de cabeça surda occipital ou vertical, insônia, entorpecimento ou formigamento dos membros, olhos secos, visão turva, garganta seca, cabelos e pele secos, unhas frágeis, vagina ressecada, sudorese noturna, fezes ressecadas, emissões noturnas, menstruação escassa ou amenorreia, ciclo atrasado, infertilidade.

O pulso - Flutuante-Vazio. Tem como sintomas fundamentais: olhos secos, garganta seca, sudorese noturna, menstruação escassa e língua sem revestimento.


Calor por Deficiência: calor das cinco palmas, (mãos, pés e peito), sensação de calor à noite, ondas de calor na menopausa. A língua é vermelha sem revestimento e o pulso - Flutuante-Vazio e ligeiramente Rápido.


Etiologia


É a mesma das deficiências do Yin do Rim e do Sangue do Fígado, mas com o componente adicional dos problemas emocionais advindos da raiva, frustração e depressão.


Deficiência de Yin do Rim - Trabalho físico excessivo - Atividade sexual excessiva - Perda dos fluídos corpóreos - Perda de sangue - Doença crônica - Dosagem excessiva de ervas chinesas

Deficiência de Sangue do Fígado - Dieta - Tensão emocional - Exercício físico excessivo - Perda de sangue.


Mas isso tudo vem de um lugar, de uma emoção e muito das crenças e padrões na INFÂNCIA.

Por experiência de consultório, percebi que muitos destes sintomas não está no adulto frustrado, mas numa criança com suas emoções mal entendidas, já que para uma sociedade doente se olha para criança e acha que tudo é manha, exagero. Lembre-se: os adultos não compreenderam em uma criança a maturação de emoção, eles também foram ridicularizados, calados e não tiveram espaços - logo a criança sempre será seu espelho.


As Medicinas as quais me dedico nas pesquisas - Chinesa, Ayurveda, Siddha, Tibetana - são enfáticas em cuidar da concepção e da primeira infância, pois acreditam que o segredo de uma sociedade sadia é uma infância cuidada e compreendida. A criança precisa ser situada das suas emoções, precisamos ajudá-las. Mas há quem ache que “recebeu um tapa e não morreu”, mas com certeza vai se identificar com um monte de patologias daqui para frente que não tem explicação na vida adulta. Sabe que tem aquela vida super saudável e um monte de doenças, então...


O padrão de desarmonia destes órgãos na primeira infância inclui principalmente sintomas e sinais das deficiências do Yin do Fígado e do Rim, observando que a deficiência do Yin do Fígado inclui a deficiência do Sangue do Fígado, já que até 7 anos o sangue é produzido pelo fígado.


O Rim corresponde à Água e deve nutrir o Fígado, que corresponde à Madeira. Dessa forma, o Yin e o Sangue do Fígado são dependentes da nutrição do Yin do Rim e da Essência do Rim. O Rim, é responsável pela essência pré-celestial, aquela essência que não se repõe, e quando se perde, adoece e não volta atrás. Nunca, nunca.


Olhos secos são sintomas de deficiência do Yin do Fígado, decorrente da incapacidade do Yin do Fígado para umedecer os olhos. O sono perturbado por sonhos, a insônia, o entorpecimento, a visão turva e a menstruação escassa ou a amenorréia são todos os sintomas de deficiência do Yin do Fígado. Emocionalmente, a criança assimila o não chorar com a suspensão de fluidos nos olhos como as lágrimas, gerando, muitas vezes, problemas de visão e de inflamações. Veja que não é só quando se suspende o choro, mas do ambiente em que está inserida.


A dor de cabeça também é decorrente da deficiência do Sangue do Fígado e pode manifestar tanto no occipital (relacionado ao Rim) ou no vértice da cabeça (relacionado ao canal do Fígado). Quando o Yin do Fígado estiver deficiente, o Yang do Fígado pode subir, caso em que a dor de cabeça pode se manifestar nas têmporas e ser de caráter pulsante, em vez de surda.


O Yin do Rim deficiente falha ao produzir Medula suficiente, de maneira a preencher o cérebro, resultando em tontura, tinido, vertigem e memória fraca. A tontura seria leve e os tinidos apresentariam um início lento e gradual, com um ruído semelhante ao som de água correndo. A deficiência do Yin do Rim provoca a escassez dos Fluidos Corpóreos e conduz à Secura, provocando boca seca à noite, constipação e urina escura e escassa, além de muitos outros problemas que levam a problemas graves e doenças que degeneram tecidos por falta de fluídos.


A sudorese noturna é decorrente do Yin deficiente que falha ao manter o Qi Defensivo (Wei Qi de responsabilidade do pulmão, vamos ver a seguir) no corpo, à noite (o Qi Defensivo recolhe-se no Yin, à noite), de maneira que as preciosas essências nutritivas Yin não expelidas com a sudorese. E saiba que o Wei Qi, é responsável por expelir fatores patogênicos como vírus e bactérias, pois ele corre entre a pele e o músculo. Perceba se a criança tem recorrência de doenças como gripes, alergias e resfriados. (engolir choro, também leva a garganta inflamada) Mas vamos com calma.


A deficiência do Yin do Rim pode causar uma deficiência da Essência, que resulta em emissões noturnas. A lombalgia e a dor nos ossos são decorrentes da falha da Essência do Rim em nutrir os ossos. O Yin do Rim deficiente induz a uma deficiência da força de vontade e resulta em depressão.

Esse padrão pode desenvolver-se a partir da deficiência do Sangue do Fígado ou do Yin do Fígado.


Desenvolvimento patológico do padrão


A consequência mais comum desse padrão é o desenvolvimento do Calor por Deficiência.


Tratamento

Princípio de tratamento: nutrir o Yin do Fígado e do Rim.


O Fígado em meio da não expressão das suas atividades como suspensão do choro, pode levar ao ódio que é uma emoção muito semelhante a Raiva, que difere desta porque indica uma atitude fria e calculada, ao contrário das crises espontâneas e incontroláveis da raiva. Causa um grande mal ao Coração e ao Fígado prendendo o Qi.


O Hun influencia os sonhos.


Nos estados de vigília está nos olhos, visualização externa e rege nossos “sonhos acordados. À noite o Hun se recolhe no Fígado e rege nossa visão interna, como nos sonhos das fronteiras da inconsciência. Uma criança com muitos sonhos acordados, terror noturno e sonambulismos pode não saber expressar o ódio que sente ou que alimentam nele. Forte isso, não é? Mas todos nascemos com todos sentimentos e emoções e é o ambiente que as faz nascer ou adormecer. E nem todos experimentamos todas as emoções.


Se a Mente (responsabilidade do Shen - alma do coração) e qualidade do sangue é fraca e não consegue conter o Hun, isso trará agitação, confusão e caos à Mente, tornando a pessoa dispersiva e instável. É o que as pessoas denominam TDH, Autismo dentre muitos outros nomes que nem são vistos nestas medicinas.

Isto é observado em pessoas que estão sempre cheias de ideias, sonhos e projetos, mas nenhum deles se concretiza devido a seu estado caótico da Mente, que é portanto incapaz de conter o Hun. Como na infância é importante olhar e dar voz a criatividade, brincadeiras e sentimentos de uma criança. Por outro lado, pessoas excessivamente controladas (crianças que não pode fazer nada absolutamente nada, ou quando algo acontece sem explicação levam broncas, não conseguem nem explicar o que aconteceu. Lembre-se que uma criança não tem noção do que pode ou não, os perigos e riscos cabem ser ensinados antes de dar bronca ou principalmente bater. Perceba a sociedade doente com pessoas desequilibradas em que vivemos.


As medicinas ensinam a ter consciência e não repressão.


Mentalmente, os adultos que não sabem lidar com suas emoções foram de alguma forma crianças mal compreendidas, seja em casa, na escola ou na rua. São adultos que não têm visão, imaginação, criatividade e sempre se deprimem, têm, portanto, uma falta de movimento do Hun (alma do fígado).

Seis estados mostram a atividade do HUN:


ARTE – a inspiração artística deriva do Hun, não da mente, ensine seu filho sobre arte, de tinta, papel, massinha, música - boa música acalma a criança pelo rim e fígado. O Hun é a fonte de inspiração e criatividade.


CRIANÇAS – entre 2 e 7 anos as crianças vivem no mundo Hun, um mundo de imaginação e fantasias selvagem onde os objetos inanimados ganham vida. Olha a importância de lidar com as emoções nestas idades. Adultos que entram em coma, é uma Mente completamente desprovida de residência e, portanto, não pode funcionar no todo. E ainda a pessoa não está morta. Isto significa que existem outros aspectos mentais em jogo e estes são Hun e o Po. Assim a morte não será somente a mente morrer, mas também o Hun deixar o corpo e este retornar a Terra Po. Quer salvar um adulto do coma? Dê energia de vida e converse sobre sua infância, ajude-o a tirar traumas de sua infância. Fiz isso com meu pai quando estava na UTI e ele voltou em algumas horas.

SONAMBULISMO – no sonâmbulo a mente é inativa, mas o Hun está ativo. O Hun vaga a noite e leva a pessoa a dormir andando. Olhe para qualidade do sono do seu filho, será muito importante ajudá-lo ainda antes dos 7 anos de idade. Todos nós relacionamos o choro com tristeza e fraqueza, mas não é. O Choro pode ser de alegria, de emoção, de maturação do Hun (alma do Fígado), choro compreendido gera adulto estabelecido, sempre digo isso.


Acolher um choro é um ato de bravura, pois estamos deixando um adulto mais forte e consciente de si.

O fígado rege o sentido da visão. Assim, as patologias da visão irão sinalizar problemas no Fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, vista seca, visão fraca, embaçada, ou borrada, terçol, pontos brilhantes no campo visual e outros. É olhar para fora em todos os sentidos de regência do não querer enxergar as emoções podadas.


A lágrima é a secreção interna que ajuda aliviar o Fígado, por isso é muito importante não reprimir o choro, contê-lo faz mal à saúde. E na criança é pior ainda, pois muitas causas emocionais da vida adulta têm relação com este engolir o choro, parar de chorar, ouvir que “homem não chora” (não chora mas explode de raiva e agressão), é besteira chorar etc. Porém, chorar excessivamente pode desgastar o Fígado e o Sangue. A Medicina é tão perfeita que eles não reprimem, mas também não vão ao extremo - permeiam o caminho do meio. Vão pelo entendimento e não pelo certo ou errado, uma vez que isso não existe. Chineses ensinam que em cada lágrima perdemos 3 gotas de Sangue. Uma forma divertida de chorar/lacrimejar é deixar o riso fluir, acontecer na sua vida, no seu dia a dia, mas respeitar qualquer sentimento que nos faça cair lagrimas dos olhos.


A Madeira (movimento do fígado) representa o movimento expansivo e exterior em todas as direções, o Metal representa o movimento contraído e interior, a Água representa o movimento para baixo, o Fogo indica o movimento para cima e a Terra representa neutralidade ou estabilidade, portanto, todos estes movimentos são responsáveis e atuam em conjunto para sermos saudáveis.


As funções do Fígado, segundo G. Maciocia é:


- Armazenar o Sangue;

- Regula o volume do Sangue em relação ao descanso e à atividade;

- Regula a menstruação e umedecer os olhos e os tendões;

- Assegurar o fluxo homogêneo do Qi – que é essencial para um estado emocional equilibrado; - Auxiliar a função digestiva do Estômago e do Baço, além de afetar a secreção da bile;

- Controlar os tendões;

- Assegurar um movimento uniforme das articulações e uma ação correta dos músculos;

- Manifesta-se nas unhas - as unhas são um “subproduto” dos tendões;

- Abre-se nos olhos - e o sangue do Fígado estiver abundante, os olhos serão normalmente úmidos e a visão será boa;

- Controlar as lágrimas - as lágrimas são um fluido relacionado ao Fígado, se suspendidas fígado adoecidos;

- Abrigar a Alma Etérea - chamada de Hun em chinês, é um aspecto mental-espiritual do Fígado, influencia a capacidade de planejamento da vida;

- Ser afetado pela raiva - a raiva é a emoção que está estreitamente relacionada ao Fígado, deveria ser entendida como um sentido amplo no qual deveriam ser incluídas a frustração, o ressentimento, a raiva reprimida e a fúria.


Quando o fígado desequilibra para cima e se for por deficiência, é apresentada uma depressão muito agressiva. O choro do nascimento é a maturação do coração, onde o pulmão se abre e Po (alma do pulmão) nasce. É a alma etérea, a que nasce e morre com este corpo.


Quando o bebê nasce, o pulmão “nasce junto” com a pele, a lágrima e o fígado ajudando. Bem quando o bebê chora o pulmão se abre, nossa pele imediatamente se torna hidrofóbica, entra ar no pulmão e a pele fica intolerante a água também, tanto que não conseguimos ficar muitas horas imersos nem na banheira perfeita, pois a pele enruga. Mas vamos falar disso outro momento, tá? Agora quero falar sobre choro, pulmão fígado e coração.


O PULMÃO governa o Qi (nada mais é que gás oxigênio) e a respiração, sendo particularmente encarregado de inalar o ar. Por esta razão e por causa da sua influência sobre a pele, é o sistema intermediário entre o organismo e o meio ambiente. O exalar do ar é de responsabilidade do rim.

Controla os vasos sanguíneos (Xue Mai), onde o Qi do pulmão (Fei) auxilia o coração (Xin) no controle da circulação sanguínea. Diz-se que ele controla a ”Passagem das Águas” que significa que o pulmão tem um papel vital no movimento dos Fluídos Corpóreos (Jin Ye).


Também apresenta a função de dispersar o Qi defensivo e os fluídos corpóreos para o espaço entre a pele e o músculo, essa é uma maneira pela qual o pulmão está fisiologicamente relacionado à pele.

Caso essa função seja debilitada o Qi defensivo não alcançará a pele e o organismo será facilmente invadido pelos fatores patogênicos exteriores.


Um antigo provérbio diz: “A tristeza do Coração é de fato a tristeza do Zhi.”

O Jing do Zhi e do Coração se acumulam nos olhos. Assim, quando o Coração e os Rins estão tristes, o Shen Qi vai para o Coração, o Jing sobe e não vai para o Zhi, de modo que só o Zhi fica triste. É por isso que as lágrimas correm.


Zhang Jie Bin (também chamado de Zhang Jing Yue) comentando sobre este capítulo diz: “Em caso de tristeza, o Shen Qi é transmitido ao Coração. Quando é transmitido ao Coração, o Jing não é transmitido para baixo para o Zhi, o Jing acumula acima e Zhi é esgotado abaixo. Como resultado, o Zhi sozinho gera tristeza e o Jing não tem nada para controlar. Portanto, a Água não é armazenada abaixo e as lágrimas aparecem acima”.

Esta passagem do Su Wen destaca vários pontos interessantes. A primeira é a visão de que tanto o Fogo quanto a Água (e, portanto, o Coração e os Rins) são transformações de Jing.

A segunda é que o Coração e os Rins influenciam os olhos (e não apenas o Fígado, como pensaríamos de acordo com as correspondências dos 5 Elementos).


A outra visão muito interessante é que a emoção de tristeza está relacionada ao Coração e aos Rins e não apenas aos Pulmões, como pensaríamos de acordo com as correspondências dos 5 Elementos.

Curiosamente, um professor chamado Dr. Shen costumava dizer que, quando uma pessoa está muito triste, mas não chora, os fluidos não saem em forma de lágrimas e isso pode prejudicar os Rins.

Quando se machuca o Rim, o adulto sente muito medo, falta de energia vital, pânico, fobias.

Isso pode parecer estranho, pois, de acordo com as correspondências dos 5 elementos, as lágrimas são os fluidos do fígado, mas são fabricadas no rim.


No entanto, isso se refere antes de tudo às lágrimas escorrendo quando os olhos são expostos ao vento, ao invés das lágrimas emocionais de tristeza. Além disso, a relação entre o Fígado e os olhos se refere à boa visão, mais uma vez, do que às lágrimas emocionais de tristeza.


Síndrome do pânico na medicina chinesa, ou as diversas formas de fobia (ou medo) é uma das causas mais frequentes de procura a psiquiatras e pode-se considerar que a doença esteja em segundo lugar de todas as queixas emocionais, precedido apenas pela depressão (desarmonias do Fígado e Rim). É frequente a associação da síndrome pânico com a síndrome depressiva. A crise ou síndrome do pânico é detonada a partir de situações de má qualidade de vida, agitação dos grandes centros urbanos, o estresse, a correria e as pressões, mas pode ter início na primeira infância ou nos 2 primeiros meses de gestação da mãe. Por isso não adianta tratar a depressão, o pânico, a falta de estabilidade e ou tudo que vimos no texto acima, mas de onde veio, a causa e como começou. É possível sim ver com precisão, basta ter um bom diagnóstico e um bom profissional para isso.


De acordo com a Medicina Chinesa, a síndrome do pânico (diagnosticada pelo ocidental) está relacionada a uma associação de deficiências que acaba comprometendo todo o equilíbrio do corpo e mente humana:

Rim (Zhi), Coração (Shen) Fígado (Hum) e Pulmão (Po)


SINTOMAS PRINCIPAIS - palpitações - sudorese - tremores ou abalos - sensações de falta de ar ou sufocamento - sensação de asfixia - dor ou desconforto torácico - náusea ou desconforto abdominal - tontura ou vertigem - sensação de não ser ela (e) mesma (o) - medo de perder o controle ou de “enlouquecer” - medo de morrer - formigamentos - calafrios ou ondas de calor, não consegue ter firmeza, não tem poder de escolhas, foco, concentração, não se firma em profissão, prosperidade. Ficam adultos perdidos de sua essência, não sabem para que nasceram, não encontra propósitos. (Falo isso com toda experiência de escuta de consultório, sim ou não tenho mais de 35 mil fichas documentadas. A maioria foi encontrado problemas na infância e gestação (emoções e mente antes dos 7 anos e em segundo lugar antes dos 16 anos de idade). Adultos são reflexos da infância e se resolvido com muita consciência, aspectos mentais não se repetirão.


A Medicina Chinesa tem uma visão muito abrangente do ser humano, desde a sua pré-existência, quando ainda é um óvulo e um espermatozoide separados.


É muito importante olharmos para nossas crianças, crianças do mundo e crianças internas.

Olhe para sua infância, de seus filhos e saberá o futuro e o presente acontecendo ao mesmo tempo agora.

Não se culpe e não culpe ninguém, culpa não é um sentimento que existe na cultura destas medicinas, isso é herança judaico-cristã. Olhe para tudo sem esta crença.

Saúde e paz a todos.

256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page