top of page
Foto do escritorCris Ayres

Baço, por que não te ensinam sobre ele no Ayurveda?


(antes de mais nada: este texto não é explicativo em termos de estudo profundo, você não conseguira tratar ninguém pegando dicas aqui e achando que é isso, porque ele é uma pequena fagulha de despertar e desconstrução que não te levará a ter conhecimento profundo nem sobre baço, nem sinal, sintoma, síndrome, o intuito é apenas que você saiba que existe e possa buscar ajuda e estudo com quem está estudando ou estudou. Este texto tem base em apenas um dos menores slokas do Charaka Samhita sobre sangue e baço e sua relação com alimentos e bebidas e que não significa dieta e nem digestão)


Vamos falar um pouquinho sobre o baço no Ayurveda.


Provavelmente você não estudou este órgão, de acordo com a racionalidade do Ayurveda, e é isso que vamos falar hoje.


Este órgão tem sua grande importância, claro assim como outros é bem óbvio. O fato que não se ouve falar dele nem mesmo a responsabilidade sobre a vida no sentido de fabricação, distribuição, circulação e de coisas importantes. Ele quem distribui o prana pelo corpo e não o pulmão, ele que controla a umidade no corpo, antes mesmo do que as pessoas acham que isso é responsabilidade do dosha.


O Baço é citado em muitos capítulos e sessões dos Clássicos, muitos sinais e sintomas podem ser eliminados se soubermos trabalhar uma síndrome causada por ele.


O que é um sinal?

Desarmonias que vão aparecendo


O que é um sintoma?

Tudo que você sente, seja a dor, manchas, coceiras que o sinal gera.


O que é Sindrome?

Como não tem doenças no Ayurveda, como câncer, depressão, má circulação, descompensar mental, esquecimento, etc. a Síndromes é o que encontramos e o que está de fato desarmônico e isso é 1 só.

Uma síndrome pode ter 10 a 40 sintomas e vários sinais (o que vai chegar ainda, mas a pessoa já percebe – porque me dizem que estou bem e me sinto mal e aparentemente o terapeuta não encontra nada (nada que eu disse significa que não adianta achar dosha) isso não é absolutamente nada com relação a isso, ele de um ponto de vista muito superior em algumas relações e muito inferior em outras (com relação aos (movimentos (elementos) e gunas).


Tratar dosha aqui ou se referir ao dosha, você não encontrará absolutamente nada de útil neste sistema, sendo assim atuará em um sintoma apenas e não nos possíveis 40 sinais que vão chegando de vagar, se você vai na síndrome direto você trata 1 coisa apenas e está coisa apenas é a base do Ayurveda e sabe o que é? PREVENÇÃO


Por exemplo (para quem é leigo entender)

Voce esta com dor de cabeça, insônia, retenção de líquidos, dor nos pés joelho, fezes moles ou secas, não digerindo bem, com peito deprimido, agitação etc. Se você escuta a isso é de dosha tal e traça o tal do dosha, saiba que além de não melhorar, pode desencadear com tempo os restantes de sintomas até que possa chegar 40, as vezes mais um pouquinho ou menos.


Bem, você chegou a questionar que que você aprendeu os Dathus


Ai vem e te falam Rasa (plasma) tem função de nitrir tecidos, órgãos e sistemas, até ai não significa nada, entende porque ele nasce em um lugar e ele não nasce porque você come, quando você come ele nutri e não nasce, ou seja não adianta você fazer dieta seja qual for, porque ela pode ser perfeita nutrir o plasma e mesmo assim você ter uma doença, difícil? Não! O poder do plasma não está no alimento que você dá para ele em forma de comida, mas o tipos de alimentos que não é só insumos, mas outros o poder deste tecido é onde ele nasce pela visão do Ayurveda e jamais pelo olhar da anatomia e fisiologia ocidental medicina europeia, porque ela não conta sabe com o que em sua anatomia.

Mas não vou fala do plasma, vamos falar do sangue.


Você tem certeza que você cuidando do Rakta (Sangue), sem onde ele nasce? O que adianta cuidar dos Dathus (tecidos) se você não conhece Rachana Shaareera (anatomia) e Kriya Shaareera (fisiologia)?

Você acha que a aula de anatomia e fisiologia ocidental vai te ajudar a construir racionalidade, e na verdade nem sei porque cursos dão aula de anatomia ocidental onde está não considera nada que a do Ayurveda considera, como o baço gerar “carne” e ele distribui a umidade e distribui a essências dos alimentos, o que adianta? Ele quem distribui o plasma, que é gerado em outro órgão.


O Baço é responsável por absolutamente tudo que o estomago produz, ou seja seu poder digestivo pode estar ótimo, sua digestão perfeita, agni sem cortinas que o inibe, mas filhos se o baço estiver mal, esquece tudo que o belo estomago, sua dieta orgânica perfeita de comidas fresquinhas e sua digestão perfeita se o baço não distribui e não gera o sangue. Esquece, VOCÊ JAMAIS É O QUE DIGERE, MAS O QUE DISTRIBUI, CIRCULA E VENTILA E ISSO NÃO TEM NADA A VER COM A DIGESTAO PERFEITA E UM INTESTINO SAUDAVEL, PORQUE O BAÇO TEM FUNÇÕES SUTIS QUE INDEPENDE DA SUA DIGESTÃO.

O que me assusta muito é terapeuta nunca ter estudado baço, pelo amor de Deus, que é isso? por isso uma porção de coisas não te cura, não tem leva de um ponto a outro.


Suas cavidades ficam ocas, doentes, úmidas demais secas de mais, e degringola tudo e sabe mais, vou te deixar um eita, quem constrói o tecido adiposo é pulmão e sabe porque as péssimas traduções dos clássicos entendem que por isso Kapha está lá. Não o clássico não quer dizer isso, ele apenas quer te dizer que o pulmão é o órgão que gera o tecido adiposo marrom na infância e o branco na fase adulta. E você estudando anatomia ocidental você viu isso?


Sim, o sânscrito “antigo” requer boas traduções e boas interpretações, tanto que até tecidos como muco são responsabilidades do pulmão e não é só o órgão mas todas as entidades energéticas, srotas, espíritos, o avalambaka Kapha que tem muito mais funções e só para dar um baita eita, ele não mora no pulmão, ele mora no cérebro e comando o pulmão (funções totalmente fora do pulmão físico), vale investigar e perguntar para professores, pois esquece se você não souber onde nasce cada dathus (tecidos) e digo: não adianta de nada você saber funções e responsabilidades se você não sabe nem ao menos como nasce e como agni, doshas, tejas, ojus, prana etc.. Permeia por cada uma destas funções no nascer de cada tecido.

Sobre os Clássicos você tem que saber consultar e estudar e juntar as informações e, casa sessão, capitulo e sloka. Difícil? Muito, mas aí você escolhe o nível de terapeuta você quer ser e isso não diz a respeito a mais ninguém, se é trabalhoso e está bom ficar nos doshas OK, é este o nível que você escolheu. O que não pode é você não saber que não existe e continuar querendo evoluir e não saber por onde, mas quando você descobre que existe você pode cobrar sim uma explicação, nenhum tecido seu nasce do alimento, mas de uma perfeição complexa dos seus órgãos feitos na gestação, dentro da barriga da sua mãe.


Os Clássicos, dizem que sangue é feito através de um complexo dançar de cosmos invisíveis do fígado e do baço, mas eles não são nem de perto o que conhecemos dentro da anatomia ocidental, para começar o fato de alguém querer morrer não é a mente, nem espirito, mas as funções de entidades sutil do fígado, assim como ele te dá a vida através do sangue ele pode te fazer desistir dela e onde você vê isso na medicina, psicologia? NENHUM LUGARZINHO se quer. Por que então você estuda as funções do fígado ou baço em livros e em apostilas com visão cartesiana do ocidente.


Olha isso, saiba uma coisa se você tem uma forma de pensar cartesiana e ainda ocidental, o Ayurveda passa ser difícil, ele não tem nenhum ponto em comum com a medicina europeia hipocrática. Esquece de tentar casar as duas, se você casa você está fazendo do Ayurveda biomédico.

Quando vamos falar de sangue (sinal) e seus possíveis sintomas tem que saber interpretar, minha gente não é copiar e colar frases de efeito sem saber em qual sessão e ao que se refere, é para saber o contexto, e quando se fala de sina de sangue eles falam, por exemplo, (vou pegar uma pequenina parte, e não é isso só, então não siga apenas isso e vá estudar de forma ampla, porque se eu colocar tudo aqui, vai dar umas 70 folhas escritas.


Mas olha só, na sessão que fala sobre efeitos sequenciais de alimentos e bebidas fala que a influência de um sangue produzido pelo baço, independe de sua digestão, mas sim da sua conversão, pode levar a você desenvolver agravação de rakta : doenças da pele incluindo kushtha Por conta de que o sangue ( nasce no baço) que saiu do mesmo junto com a distribuição do plasma que nasce em outro órgão, ou seja o baço produz sangue e distribui plasma e mais 6 essências vitais, na qual a deficiência do plasma e sangue junto com uma das essências vão atacar o pulmão e sabemos que a pele nasce no pulmão e suas relações, tanto que quem tem sintomas (falta de ar) fica com a pele vermelha e muitas vezes sai erupção, e então não que kushtha seja por causa do rakta, mas ele quem leva a porrada final, porque o processo anterior que já veio exaurido, ou seja o plasma as essências, os ojas não deram alimento suficiente para o baço produzir um bom sangue.


Confuso? Não!


Por isso que o plasma faz o sangue o sangue faz o tecido adiposo e o tecido adiposo faz a carne?

Sim, e não faz sentido? Então vamos aprender a racionalizar logo, o plasma é distribuído pelo baço, o baço fabrica o sangue que passa pelo coração e é limpo pelo pulmão e quando ele é limpo pelo pulmão a essência mais gordurosa dele (muitooooo sutil e não é colesterol pelo amor) a essência do sangue o pulmão armazena e alimenta o tecido adiposo e ele lubrifica vagina, pênis, pele, fossas nasais, intestinos). Entende porque um tecido fabrica o seguinte? Faz sentido? Por que você não aprendeu? Por você aprende de forma mecânica, sem saber pensar, infelizmente ou felizmente o Ayurveda é entendido por pensantes, porque não é um sisteminha fuleiro de plasma rasa gera rakta que gera meda, que gera mansa, que gera asthi, que gera majja e sukra e sonita e volta a ojas. Não não é isso, rasa so gera sangue porque o baço o recebeu, se alimento de parte dele, gerou o sangue colocou o sangue e o resto do plasma por ele não usado para girar no corpo, e saiba quando mansa é gerado a carne, o baço entra em jogo de novo, porque o baço no Ayurveda ele quem estrutura tudo, inclusive osso sobre osso, as formas etc, depois entra asthi o osso e majja medula entra o plasma de novo seu órgão de responsabilidade e gera cabelo, unha, dente... não há começo meio e nem fim, porque quando o corpo morro a única entidade de tudo isso que fica é avalambaka, porque domais os tecidos são transformados em essências divinas, abandona os tecido e os órgãos e se funde na consciência para outra vida, e este é o poder de levar nossa evolução, e o que fica é o pulmão e sua alma corpórea, porque ele só amadurece para você poder respirar nesta vida, acabou ela o pulmão cumpriu e avalambaka também seu papel. A essência do coração vai embora, porque todos os órgão estavam funcionando dentro do ventre da sua mãe, menos o pulmão, ele é corpóreo abre no nascer e fecha no morrer e sua alma se liga apenas nesta existência e todas as partes sutis vão embora com sua alma e espirito, e através deles que você descobre quais as percepções e doenças que você trouxe de outra vida, por isso que ai só entra para saber cálculos, céu e terra, não há como ver isso pelo doshas, nem pela língua, pelo pulso sim, mas com ressalvas por que o pulso te dá sinal, sintoma e não a síndrome e este é o segredo.


Vou apenas nomear doenças para as pessoas entenderem o que se mais aproxima ao nome sânscrito, mas pelo amor de Deus, Deuses não há doenças, nas medicinas, isso aqui embaixo é só para te situar, entende?????? Pelo amor, não existe erisipela no Ayurveda tem visarpa (que é um sintoma de corrosão de 3 tecidos e 10 sinais e uma síndrome que se ir na sindrome além de curar ela você não deixa aparecer mais e nem mesmo os outros 10 até 40 sintomas durante a vida, podem aparecer outra sindrome mas desta você cura ).


Vamos lá, imagina isso aí tudo num corpo, ou alguns destes sinais e sintomas abaixo:

  1. erisipela ( visarpa ),

  2. furúnculos ( pidaka ),

  3. raktapitta (um tipo de distúrbio hemorrágico),

  4. menorragia ( asrugdara ),

  5. inflamação do ânus,

  6. pênis,

  7. cavidade oral,

  8. esplênico distúrbios,

  9. nódulo abdominal ( gulma ),

  10. abscesso ( vidradhi ),

  11. verruga azul ( nilika ),

  12. icterícia ( kamala ),

  13. sardas / manchas ( vyanga ),

  14. marca de vinho do porto ( piplu ),

  15. verruga preta do tamanho de semente de gergelim ( tilakalaka ),

  16. micose (dadru ),

  17. dermatite ( charmadala ),

  18. leucoderma ( svitra ),

  19. sarna ( pama ),

  20. urticária ( kotha ) e

  21. eritema circular ( asra mandala )


Pois é todos eles são sintomas, o sinal é de rakta (porque tirei tudo isso do Charaka), e existe 2 síndromes apenas, pulmão e baço. Ou seja, o que você vai trabalhar pulmão e baço e te falo se você fizer 1 ponto marma do baço especifico, ou se você faz um agulhamento especifico (tem e a referência você acha em Suśruta e não tem absolutamente nada a ver com a acupuntura), ou você trata 1 alimento como “remédio” e não dieta você é capas de sanar tudo acima, sem dieta de dosha, um bando de fitoterápico e panchakarma.


Entenda que não é dosha culpado por isso tudo, mas órgãos, mente, emoções. E os doshas? Eles participam em tudo só que é subatômico ele existe e não eciste ao mesmo tempo de tão sutil (está escrito no samkhya – sat e asat), porque eles são energia sutil motora de início, conversão (NÃO É DIGETÃO) PITTA É COVERSÇAO E NÃO DIGESTÃO, DIGESTAO É TECIDO É ESTOMAGO, É GROSSEIRO) E a energia de estrutura que é Kapha (que não tem nada a ver com sua aparência) quem define gordo e magro é o baço e não dosha, tem dúvida? Investiga nos clássicos.


E aí? Você vai continuar a achar que as doenças são relacionadas com doshas? Que dieta de dosha salva?

Depois deste texto abra-se para desconstruir tabelinhas de dathus, alimentos e doshas. O pito não toca assim não, e cada vez o Ayurveda se transfora em dicas rasas, chás para COVID de famosas, e 4 pessoas para você alcançar sua saúde e felicidade.

Agora se você se curou de tudo, se você é pela seguindo dieta de dohas e 4 passos, me conta porque precisamos ensinar para o mundo, porque se isso adianta, montamos uma página com “arrasta pra cima” e podemos efetivamente ajudar muita gente, mas se você ainda acha que Ayurveda é individual, prospero e preventivo, ache a SINDROME QUE VOCÊ MATA 40 SINTOMAS (DOENÇAS) AO LONGA DA VIDA EM UMA PESSOA.


Ayurveda não seria tão pouco, mas também nem tão complicado o raso te faz você viver, consumir e ou montar protocolos complexos, se você vai na síndrome um ponto, uma erva é certeira.


Desculpa um pouco a "bravesa" mas as vezes é triste ver terapeutas frustrados por não conseguir ajudar efetivamente o paciente com o que aprendeu diagnosticando doshas, e nem mesmo aprendeu sobre baço, e ainda há quem diz: você vai falar no seu curso sobre Ayurveda puro ou misturar com medicina chinesa? porque o Ayurveda não tem estas relações de baço. Pelo que eu saiba se ele cuida de gente, a anatomia tem baço e quem não tem, ainda tem todo órgão e almas sutil morando e fazendo a mesma distribuição, porque tecidos não são apenas matéria, sangue, também é mente e espirito, só não te contaram, mas que é, é!


Vá, confia em você e saiba, não somos apenas pulmão estomago e intestino, que é isso que se vê como sede dos doshas, você tem rim, tem bexiga, tem fígado, tem vesícula, tem mesenterio, tem cartilagens e são 8graus delas, diferentes da anatomia aqui, seu pulmão conversa e fabrica gordura, e saiba que ele pode te ressecar e não vata, disfunção de pulmão e não de vata. tem muita coisa, vá e para de escutar dicas, frases curtas, videos curtos falando em doença e harmonia, isso não existe no Ayurveda nem mesmo água com limão, nem kitchari e ghee se não souber que atrás da sindrome de o inicio de tudo e esta no vazio, então esvazie, mas saiba como, pense, racionalise, esmiusse, aqui é texto de alerta que ainda falta muita coisa com relação ao baço, e não consigo ensinar em um texto apenas em aulas. mas saiba sabe sua saúde financeira de onde vem? Do baço, sem tempo? Baço! Sua prosperidade? Baço saiba lidar com ele.


Saúde e paz a todos.


Consideração:

Legenda:

Ahara rasa nutre os componentes do corpo ( dhatu ) como rasa dhatu (fluidos corporais), rakta dhatu (sangue), mamsa dhatu (carne), meda dhatu (gordura), asthi dhatu (osso), majja dhatu (medula óssea) , shukra dhatu (elementos reprodutivos como sêmen e óvulo), oja (essência dos sete elementos fundamentais do tecido).


Os componentes do baço mais básicos tem relação com umdos cinco órgãos dos sentidos, boca, ligado com a força, carne e parte da mucilagem do corpo. O aspecto contrátil dos tecidos acima vem do fígado e o a força e expansão deles é baço, ou seja a relação de cada um dos movimentos mais sutis dos tecidos tem relação com estes dois órgão que atuam no sangue como diz Acharya Sushruta, para rasa ter que gerar rakta e transformar em sua coloração ele precisa a espação do baço.


Não posso deixar de forma nenhuma de dar o maior eita que comprova o quanto pulmão e baço andam de mãos dadas para transformar sangue em tecido adiposo, em Kiyantavidradhisthana, diz que o baço pode ser o principal causador de Ucchvaso parodha (impedimento respiratório), ou seja sabe quando você ve problemas no pulmão e diz é de Kapha, não, não a Sindrome pode ser do baço, mas também do coração e rim, e ai é outra história e não segue este foco em racionalidade mas outros.






408 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page