top of page

Carta para Tesla - Buddhi - nossa mente, inteligência, coração além da forma.

Atualizado: 30 de dez. de 2020


Oi Tesla, oie....

Escolhi esta foto por lembrar tanto do meu avô Evaristo Serapompa, italiano quase com a divisa da Austria, sua terra


Estamos aqui, numa das nossas vidas simultâneas, aqui lendo e escrevendo, sabemos que temos em mãos esta existência de tantas outras acontecendo ao mesmo tempo, isto é, temos simultaneamente outras.


Peço desculpas pelos possíveis erros de português, apesar de ser minha língua natal, por muitos anos tive contato estreito com outras línguas, porém vou dar o meu melhor até começar meu curso de português. Infelizmente os livros que me são uteis em que leio sobre assuntos diversos e profundos não são traduzido para o português do Brasil.


Bem, neste instante estou aqui escrevendo sua carta, e estamos eu e Felipe ( meu marido), estudando os dois espíritos, um que é nos dado (herdado) até os 7 anos de idade e este depois se fecha, assim não o atingimos mais, não mudamos e nem trabalhamos, não é possível nem com psicologia, psicoterapia, psicanálise, esse lugar é terra onde ninguém jamais vai pisar, mas podemos sim entender de forma sutil, como profissional da área eu consigo apenas analisar e entender o que a pessoa passou e como trabalhar no sentido de mostrar o caminho em que apenas o ser que vivenciou pode ir lá e isso faz parte de todos os autos, autoconhecimento, auto-discernimento e o "eu". O outro adquirido traz toda esta memória, tudo que a criança passou, da concepção e até os sete anos, vai ser o reflexo por toda vida, as sensações e percepções, somente mudam quando encontramos nós mesmos por nós, por isso falam que somos individuais. Sabe, aquela forma de psicologia que fica indo e voltando nunca irá atingir isso este é o diferencial de como o Ayurveda e a Medicina Chinesa olham para este lugar, alias, não adianta nada, absolutamente nada se não entender a moleira e o ânus, sim estão intimamente ligados e somos gerados em torno deste tubo, ah, domais parece que fica uma maquiagem escondendo os defeitos da pele.


Sabe Tesla, não precisamos de tantos encontros e anos, o Ayurveda se torna prático e a Medicina Chinesa também, porque sabe o que acontece? Não ficamos falando, falando, filosofando em cima da psicologia, entramos em técnicas de despertar trabalhando a eletricidade do corpo e envolvendo estes dois polos, positivo e negativo, moleira e ânus. (não é esta coisa de fase anal não)


Até sete anos, tem os traços e energia dos pais, por isso é tão importante valorizar antes da gravidez, durante e depois e por isso o Ayurveda, a Medicina Chinesa fala de se preparar para este momento.

Fato que dizem que este preparo é importante para deixar um futuro coexistente com este presente mais bonito e saudável.


Bem Tesla, o Ayurveda foi desenvolvido junto com muitos outros shastras mas as pessoas ainda insistem que ele é puro, minha nossa?!!! Ele tem uma grande ligação com outros shastra e há quem ache que ele é Sāṃkhya apenas, não sabem que Sāṃkhya não é Ayurveda, ele é tantra e na sua raiz não tem nem o nome de Ayurveda, um dia te conto o nome verdadeiro dele.


Os Darshanas eram as escolas amplamente aceitas da filosofia Bhartiya (भारतीय) naquela época. Como resultado, muitos conceitos em Ayurveda também foram descritos após narrar seu significado popular (Ayur + Veda) sim é um nome popular de uma das tradições mais profundas. De acordo com os darshanas como Sāṃkhya (साङ्ख्य दर्शनम्) e Vaisheshika (वैशेषिक दर्शनम्).


Sāṃkhya e Vaisheshika darshanas têm influência máxima no Ayurveda, mas aprende-se um organograma tão resumido que mostra tão pouco que realmente não nos dá a dimensão de lidar com os espíritos, mentes, consciência e resumi e embaralha. Mas olha Charaka tem influencia muito grande em Atharvaveda.


Assim, os clássicos do Ayurveda também descrevem os aspectos filosóficos do termo buddhi que são narrados originalmente nos darshanas. Aspectos espirituais de buddhi são descritos enquanto narra o Srshti Utpatti siddhanta (सृष्टि उत्पत्ति सिद्धान्तः), enquanto o papel de buddhi na fisiologia humana também pode ser encontrado na compreensão do processo de obtenção de conhecimento de qualquer assunto.


Aqui, é dito que buddhi desempenha um papel crítico, pois forma o elo de ligação entre o Manas (मनः mente) e o Atman (आत्मा Alma ou consciência). Assim, de acordo com o Ayurveda, buddhi é a faculdade intelectual que desempenha um papel vital na cognição. Este elo entre a mente que morre com o corpo e a alma etérea que vai embora para outras esferas se quebra no último suspiro e enquanto o sangue esfria por completo no corpo, sabemos que o coração ele tenta se reanimar por 48 horas e isso pode nos dar a percepção de que o corpo de uma pessoa em óbito tem espasmos, sim, o coração vai tentando se reanimar e não consegue assim que o elo se rompi por completo.


Bem eu nem preciso dizer da complexidade da eletricidade dentro do corpo, você sabe disso, você sempre olhou e disse que soubéssemos trabalhar isso, teríamos vida muito longa com saúde perfeita.


Sabe que buddhi é um termo sânscrito derivado da raiz budh (बुध्), que significa "saber" ou "estar desperto", por isso precisamos estar despertos o tempo todo, quem está na matrix, dormente não tem este elo do discernir entre a alma e a mente. Portanto, buddhi se refere ao intelecto, sabedoria e o poder da mente para compreender, analisar, discriminar e decidir desde que isso vem de dentro para fora, nunca de fora pra dentro, por isso as pessoas que procuram fora, não tem criatividade, não concatena, não compreende, não tem sua própria forma de criar até mesmo o Ayurveda e acaba copiando frases feitas estão desconectados, buscando pertencer a algo, não, não, as pessoas apenas pertence a elas mesmas, mesmo que vivendo em grupos e sociedade.


Buddhi foi definido principalmente como a capacidade decisiva de um indivíduo, até mesmo de ser feliz e aceitar a tristeza, e digo esta coisa de achar que devemos ser apenas felizes, é desconhecer purusha e prakrit e na medicina chinesa é o desconhecimento do TAO. Qualquer pessoa em estado normal de saúde tem a capacidade de discriminar o bom e o mau, o certo e o errado. Com base nisso, pode-se tomar uma decisão que seja mais adequada para a vida do indivíduo. Essa capacidade foi chamada de buddhi, mas saiba que o certo está dentro do errado e o errado está dentro do certo, é a coexistência, existe o certo dominando o errado, o contrário também, existe estas inter-relações, o consumo mutuo delas, a interdependência e a oposição e quem sabe olhar isso e ter consciência é o coração o sangue o espirito adquirido e buddhi, mas sabe o que mais me deixa espantada que as pessoas acham que o Ayurveda é único, e que superior a Medicina Chinesa, ainda tem esta briga de ego, mas se a pessoa souber ler as duas, sabe a diferença se mantem apenas no observador e observado, mas falam a mesa coisa, não é?


Bem Tesla, como acima, buddhi foi definido principalmente como a capacidade decisiva de um indivíduo, sim decidimos e há quem diga que não, que é o acaso e tudo está previsto e marcado como destino. Somos livres Tesla, quando vão entender isso. De alguma forma nos conduzem a achar que por ser “terapeuta” sabemos o que é melhor para o outro e esquecemos de ler o outro e mostrar a eles o caminho de si, mas não fazem protocolos engessados e engastados, achamos que podemos falar e entender o coração do outro, não não podemos, o que podemos é ensinar a estrada para que a pessoa chegue com seus próprios pés, querer subestimar e fazer por elas, nos tira do nosso dharma e criamos a síndrome do pequeno poder e o pequenino ego como pano de fundo de um ego muito maior que mata o elo de buddhi.

Qualquer pessoa tem a capacidade de discriminar o bom e o mau, o certo e o errado e o mais bonito disso é que buddhi não diz isso é cero e isso é errado, ele não aponta, mas ele nos faz discernir internamente porque o certo e errade de um não é para o outro, e quem acha que existe um certo e um errado subestima as leis da física e da vida. Com base nisso, pode-se tomar uma decisão que seja mais adequada para a vida do indivíduo. Essa capacidade foi chamada de buddhi.


O homem é uma criatura que faz raciocínio lógico para cada percepção e isso é conhecido como Viveka buddhi. Em outras palavras, buddhi é a capacidade de realizar raciocínio lógico, criar uma racionalidade própria, faze análise e tomar decisões nisso, mas sabe Tesla, há quem ensina buddhi sem falar no coração, no sangue e nos espíritos internos que são muitos, nem sabem que existe uma área no cérebro que a ciência já descobriu, mas é proibido mapear em seus equipamentos, tanto que Ryke foi caçado e expulso, bem acontece com quem vai além do que a matrix impõe limite.


Sabemos que na alquimia Taoísta é exatamente a área vazia que mantem nossos segredos alquímicos de transformar luz em eletricidade, e assim organizamos até a capacidade de intelectualidade e inteligência, nos tornamos mais inteligentes e menos ignorantes.


Bem sabemos que buddhi é um guna de de Jivatma, muitos não sabem que na escala entre doshas, elementos gunas é o mais complexo então buddhi é complexo, lindo e lida com muitas outras coisas, além das que falei acima, falar de buddhi é poético.


Ao descrever gunas, Charaka saṃhitā menciona buddhi. Chakrapani, o comentarista de Charaka saṃhitā opina que, buddhi é conhecimento. Por este meio, deve-se considerar todos os aspectos de buddhi como smrti (poder de recordação ou memória), chetana (vivacidade), dhrti (capacidade de armazenamento de conhecimento), ahankara (o sentimento de 'Eu sei' ou ego) etc. sob um termo buddhi. E acredita-se que todos esses são atributos de jivatma individual. Cha sharira 3.10

Bem Tesla, três dias atrás saiu meu teste de memória eidética, deu 1%, de todos os quadros de arte, matemática, física, livros eu acertei 100%, este teste pedi para fazer pelo mesma equipe profissional que me assiste nas questões de HSAM, soube pela sua autobiografia que você tem memória eidética, então temos buddhi bem alocados, Jivatma também, estou quase achando que é um evento na hora do nascimento, eu tive com o frio e o gelo, você com os raios, e estou aqui pensando no quanto isso mexeu com a gente, uma vez que neste momento da vida de qualquer ser somos extremamente inteligentes a ponto de entender 54 línguas. Tem coisa aí com estes fatores patogênicos e memorias do corpo, além de sinapses. Acho que nosso Smrti é bom, tenho certeza.


Para além, Jivatma são dois, um herdado e outro adquirido, não é mesmo?


Você sabe que buddhi tem vários aspectos e gunas? Bem não podemos achar que buddhi é uma coisa só e nem mesmo achar que é mecânico, raso.

Dhee, Dhrti, Smrti são vários aspectos de buddhi e cada um deles tem uma função específica.
Dhee
A percepção do conhecimento de qualquer objeto ou sujeito 'como é' (Yatharthanubhava) é chamada de 'Dhee'.
Dhrti
Dhrti é considerado o fator controlador que impede o manas de se entregar a objetos prejudiciais e não benéficos.
Smrti
Smrti é definido como a capacidade de lembrar coisas.
Dhee, Dhrti e Smrti estão intimamente associados entre si e suas funções individuais são amplamente dependentes umas das outras. Essas 3 entidades são reconhecidas como dimensões internas de manas.

Mas senta, meu amigo, senta que lá vem eu com a desconstrução, você acredita que as pessoas confundem estes três atributos de Buddhi como Doshas? Ah não, não meu pai, e saem chamando as pessoas de vatinha, quando estão com dificuldade de lembrar das coisas, Tesla, meu amigo as pessoas estudam Sāṃkhya tão raso, que acredita que não sabem destes atributos e que vão bater junto com tudo de rajas e tamas e seus 8 subgrupos, e bota num liquidificador e bebe Pitta, Vatta e Kapha, e esquece de tudo.


Bem, na Medicina Chinesa, diz que tudo isso mora no coração, acredita? Ai tem gente que me tem a capacidade de dizer que eu misturo, que Ayurveda é completamente diferente, gente o shen, a mente, a consciência mora no coração e sabe o que no Ayurveda fala?


Sede de buddhi em Shariram é Hrdaya (हृदयम्) (CORAÇÃO) é considerado a sede de buddhi e seu funcionamento adequado é regulado por sadhaka pitta, acredita? Acredita que o mecanismo é o mesmo?


Acharya Vagbhata expõe buddhi (बुद्धिः inteligência), medha (मेधा memória e intelecto), abhimana (अभिमानः ego) como atributos de sadhaka pitta (साधक पित्तम्) que reside no coração (हृदयम् hrdaya). Assim, as emoções são demonstradas como profundamente relacionadas para e dependente do coração. E sabe que deu pepino nisso tudo o sangue não retorna para os vasos sanguíneos, um dia te conto, porque estou preparando a aula do curso de formação em Ayurveda e lá eu ensinarei como isso é feito e diagnosticado, ainda estou construindo.


Bem, buddhi no processo de cognição e memória acontece assim:

Mana (mente) é necessário para a percepção do sujeito ou conhecimento e na ausência do qual nenhum conhecimento ou percepção ocorre, ela vive enquanto estamos vivos e respitando, ela morre com o corpo e o que sobre é a percepção que buddhi levou com seu elo para a consciência. Os objetos que são percebidos através dos Indriyas (sentidos) são denominados como Arthas (objetos). Cada Indriya (sentidos) tem objetos específicos para perceber, não o resto. Os Indryas são gerados cada um em conjunto com cada órgão, você sabe que os rins nascem colados na orelha e por isso a semelhança e para além o rim abra nos ouvidos, assim é com todos órgãos do sentido, o coração cola na boca e o primeiro movimento da batida a boca se abre (espaço). Eu nunca vi ninguém falar isso no Ayurveda e nem está escrito, a não ser meus mestres, até pesquisei bem na internet e vi que profissionais acabam falando destes elementos todos tão separadamente como se o corpo não fosse um apenas.


Da mesma forma que Manas (mente), sendo um Indriya (sentidos) independente, ela também tem seus próprios Manoarthas (Objetos da mente). Para a cognição, os objetos dos sentidos se unem aos sentidos e os sentidos com Manas (mente). Buddhi Vyapara (discriminação) vem logo depois. Buddhi (intelecto) trabalha com base no raciocínio e na lógica e reage de acordo. Se não houver nenhuma ação a ser realizada, ele obtém conhecimento e é armazenado para uso posterior. A retenção da cognição ocorre sob a área de Medha (dispositivo de armazenamento), que tem a ver com o coração, pericárdio, pulmão, principalmente, porque de alguma forma, entenda que ele quem fabrica a gordura com resíduo tirado do sangue ao ser filtrado em seus alvéolos, mas isso é anatomia oriental, ainda aqui na medicina ocidental estão muito na camada do corpo físico.


Ah, meu amigo queria contar mais sobre a profundidade de Buddhi, e a natureza alquímica e secreta dos Acharyas que são muito parecidas com as Taoístas, um dia vamos conversar, ainda teremos muitas cartas antes deste processo. Um abraço, da sua amiga Cris Ayres








159 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page