top of page

Nos textos, Dosha significa muitas coisas e não só se refere apenas a Pitta, Vatta e Kapha.


No Charaka, por exemplo, Acharya Charaka menciona os doshas relacionados ao contexto de Nyaya e Vaisheshika e não no Samkya. Muitas vezes ele fala dosha, mas relacionando com falha, desequilíbrio, falácia - e não tem absolutamente nada a ver com doshas compostos por Mahabhutas. Há doshas com panchamahabutas, e há doshas que não possuem absoluta relação com água, fogo ar, terra e éter.


Em Nyaya


Doshas (दोष, “falha”) refere-se a um dos doze prameya (objetos de conhecimento válido) de acordo com o primeiro capítulo do Nyāyasūtra de Gautama (século II dC). Prameya, por sua vez, representa o segundo dos dezesseis padārthas (“categorias”). Consequentemente, “Dosha (falha) causa atividade; rāga , dveṣa , moha etc., são as raízes de todas as atividades”.

No Ayurveda


Dosha (दोष) foi definido como aquele que é um dos componentes de Prāṇa ('vida') e desempenha um papel causador na fisiologia e patologia, que antecede o organismo, relacionado com movimentos, conversões e estrutura.

Uma vez que cobre uma ampla gama de todo o mundo vivo, foi aplicado a outros grupos animados, bem como aqueles relacionados a animais (aśvāyurveda ,gajāyurveda , gavāyurveda etc.) e plantas (vṛkṣāyurveda).

Doshas têm uma ampla gama de funções em nível mais sutil que a fisiologia. Da mesma forma, embora os Doshas sejam onipresentes, eles se manifestam predominantemente em certos locais, como vāta abaixo do umbigo, pitta entre o coração e o umbigo e kapha na região acima da cabeça. Mas isso não significa que ficam neste local, eles só manifestam.


Quando prāṇa (vitae – oxigênio) entra no corpo material, os três Doshas - Vata, Pitta e Kapha - emergem para assumir o que antecede as funções fisiológicas.

Por isso não importa se você vai comer para estabilizá-los, nunca, até porque eles são constituídos de não matéria e de elementos que na verdade são impalpáveis, subatômicos e inseparáveis. Só que na verdade não existem estes cindo elementos como característica de água, terra, etc., até por que (amo falar isso) transliteraram errado. Na verdade, o que basta são os movimentos (eles referem assim ó: como a água desce e o fogo sobe, Pitta tem a energia descendente e ascendente. Aí, veio o povo e transliterou ao pé da letra, que Pitta é agua e fogo. Mas para entendimento geral, damos o nome de Panchamahabhutas. Mas se você se pegar apenas os elementos, você vai achar lá no seu íntimo que tudo traz característica de água e não movimento.


Quando se fala que agua é úmida, as pessoas se apegam a isso, mas existe agua contra dominando o vapor que sobe. E isso você não leva em consideração porque fica com a mente presa na água e não considera a observação, e muito menos percepção no diagnóstico e permanece na (também adoro isso) DIETA DE DOSHA.


O conceito dos Doshas foi desenvolvido a partir de outros textos pelos grandes sábios de Āyurveda para diferenciar entre vivos e não vivos. Embora Śarīra (corpo humano) seja feito de Panchamahabhutas, ele atinge a vida apenas quando Ātma (espírito), Indriya (sentidos) e Manas se unem a ele, caso contrário impossível até falar de doshas. Doshas são as unidades biofísicas mas traduzem como biológicas, e aí vem toda a confusão achando que eles fazem parte da fisiologia, se fizesse a aula de anatomia e fisiologia ocidental já tinha descoberto algo, mas não.


A palavra Doshas é derivada do verbo 'duṣa', que significa corromper.

No estado normal de equilíbrio, eles sustentam o corpo através de três componentes: Iniciação, Preservação e Conversão (rescisão do estado anterior). Quando viciados, produzem a doença. Os Doshas desempenham um papel importante na patogênese, diagnóstico e tratamento das doenças, mas referindo-se apenas a estes três componentes, e não pela imagem de uma pessoa, seu peso etc. Isso vem de gunas e de outras unidades provenientes de um cosmos internos.


Dosha também significa raiva, má vontade, má intenção, maldade, corrupção, malícia, ódio e denota as 3 principais manchas de caráter. Dependendo do clássico, sloka, pode significar isso, mas aí definiram como Pitta, Vatta e Kapha ou Rajas e Tamas.


Por isso, precisamos expandir o olhar, entender de onde vem o pensamento de cada um dos Acharyas (Charaka, Suśruta e Vāgbhata). É fundamental saber o que cada um quer dizer quando menciona dosha, pois nem sempre é P,V K.

Saúde e paz e todos.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page