top of page
Foto do escritorCris Ayres

Shakti e a Menopausa

Por Sandhya S.



Nossos ovários são glândulas assim como a glândula pineal ou a tireóide. Eles secretam hormônios estrogênio e progesterona. Eles fazem parte das glândulas endócrinas. As glândulas do cérebro se encarregam da liberação de hormônios do útero e do resto do corpo. O que significa que as glândulas no cérebro agem como rei e rainha, Deva e Devi, gerenciam os dois hemisférios do cérebro / corpo. O corpo tem dois hemisférios - o cérebro, um par de orelhas, olhos, narinas, pulmões, mãos, rins, pernas sustentando o sistema esquelético. As mulheres também têm um par de ovários.A principal função dos ovários é manter a saúde feminina. O útero é o centro do universo feminino. A saúde do útero é responsável pelo desenvolvimento de seu corpo e potencial para ser mãe. Assim como uma semente tem a memória da energia e inteligência da árvore-mãe para produzir infinitos frutos e flores, para fazer crescer as raízes, o tronco, os galhos, da mesma forma que uma criança do sexo feminino tem o potencial e a inteligência de todos os ovos futuros em sua vida . É como ovos dentro de ovos dentro de ovos.


Ela carrega ovos infinitos de suas futuras gerações, semelhantes às bonecas russas Matryoshka - boneca dentro de boneca dentro de boneca dentro de boneca. Este é um exemplo clássico de fractais físicos de mulheres carregando óvulos da filha, da neta, da bisneta. No passado, sua mãe carregava seus ovos e os ovos de sua filha e seus ovos de sua neta e os ovos de sua bisneta. O mesmo conceito foi explicado em 2D em nossas capas de livros Balbharati, um dentro do outro.


Infinito - como Ishwara dentro de Ishwara dentro de Ishwara. Daí o conceito de Ishwara dentro e fora. Tudo penetrante. Onipresente.


0 - zero sendo o fator de equilíbrio entre -1 e +1. O mesmo que o Presente sendo o fator 0 ou o fator de equilíbrio do Passado e Futuro. Portanto, dizer agora é o único tempo que existe; A criança é o pai do homem.


‘Testemunha’ conforme explicado no Advaita Vedantam. Se eu não estiver lá, nada existe. Portanto, o Ser é o ser tudo e o fim de tudo em manifestação. Fome, comida. Fragrância, Cheiro. Ordem, Caos. Bonito, feio. Perfeição, imperfeição. Pequeno grande. Pindandam, Brahmandam. Inteligente, idiota. Preto, branco. Longo, curto. Onda, partícula. Fome, inundações. Alto, baixo. Começando, terminando. Fogo, gelo. Fractal, inteiro.


Esses são paralelos.


Dependendo de qual assunto está sendo discutido, palavras apropriadas são usadas para descrever tudo para melhor compreensão.


Ponto. Bindu. Centro. Local. Testemunho. Solto. Atômico. Pindandam. Amsham.

Essas palavras descrevem o momento ou local de origem, a partir daí crescimento e amplificação. E em algum lugar ao longo dele equilibra ou mantém intacto o ambiente.

Todos os itens acima são descrições para percebermos, compreendermos, testemunharmos e aceitarmos o fato de que todas são baseadas em percepções.


Se eu sei muito, saberei pouco. Se eu conheço o preto, conhecerei o branco. Se eu souber agora, saberei o momento futuro. Se eu aprender e entender o núcleo, entenderei a totalidade dele. Se eu me conhecer, conhecerei Ishwara.

Todas essas são palavras que tentam descrever algo.


Tudo em que nos envolvemos tem um potencial de desequilíbrio/deslocamento e /ou potencial de cura/equilíbrio. Eles atuam diretamente em nossa consciência.


A saúde do útero e seu quociente de energia são muito sensíveis e delicados. Eles se envolvem com energias de criação e crescimento para testemunhar e gerar um filho de um zigoto em diante. De um ponto de origem, eles passam a completar 10 meses lunares até o parto. A cada 27 dias, de acordo com o Calendário Lunar e Nakshtras, uma mulher menstrua, de acordo com a natureza. Não é só que Devi / Ma / Shakti tem a cor vermelha para alankaaram, sindooram e flores.


O atletismo e outros movimentos muito difíceis tendem a criar choque no corpo. Esses empurrões ou energias, causam desequilíbrio à medida que são absorvidos e contidos nas mulheres. Dor, altos e baixos emocionais acontecem por causa dos sentimentos reprimidos de angústia que as mulheres desconhecem quando os ferimentos sofridos.


Antigamente, as mulheres faziam muito trabalho físico, mas descansavam de 3 a 9 dias por mês. A menstruação é a energia da água e se move para baixo. Portanto, as mulheres são solicitadas a se manter afastadas da cozinha e dos templos, onde a energia do fogo e o calor são mais elevados.

Além disso, as mulheres foram solicitadas a não se esforçarem fisicamente durante a menstruação porque a respiração também é fogo. Para evitar que o corpo superaquecesse, eles foram convidados a ficar "fora" da casa, em uma área - sentados ou deitados. Ao mesmo tempo, sem se envolver em atividades físicas, eles mantêm o ritmo da respiração em um ritmo calmo e pacífico.


A palavra indiana para menstruação na maioria das línguas regionais significa "fora". Isso significa que ela está ‘fora de casa, porque está menstruada’. Portanto, há muito o que fazer e não fazer para as mulheres em torno do período menstrual para não superaquecer seu ser e aumentar o caos e as energias para não se sobrepor ou criar inquietação.


Se o corpo superaquece ou as mulheres se envolvem em atividades viruddha, isso se manifestaria como doenças mais tarde na vida por causa do conflito entre as energias. Depois de viver a vida em meus próprios termos como "feministas" nos dias de hoje, estamos apresentando efeitos colaterais na forma de menopausa dolorosa, cólicas, passagem de coágulos, miomas, cistos, prolapso do útero, incapacidade de conceber e muito mais.


As energias sobem como o efeito capilar. Como a gravidade nos puxa para baixo, também existe energia igual e oposta para cima. Muito parecido com puxar e empurrar, reações iguais e opostas sendo exercidas.

Energias de todos os tipos existem ao nosso redor.


Nossos ancestrais sabiam sobre essas energias e, portanto, nos proibiram de escalar montanhas como Agastya Koodam Mala e Shabarimala em Kerala e mais alguns templos localizados nas colinas. Os mesmos princípios valem para não tomar darshanam nos templos durante a menstruação.


Assim como Suryanamaskar trata do aproveitamento das energias do fogo e da água durante as horas da manhã, essas energias encontram seu caminho para as mulheres através das aberturas ao redor do chakra mooladhara, as aberturas no períneo. Essas energias fazem casa e causam doenças mais tarde. Só que as mulheres que fazem trekking nessas montanhas [se o fazem] podem nunca associar seus problemas com escalada ou trekking, pisando fundo em tais energias. Esses são os efeitos das projeções de energias para dentro e para fora.


A maneira mais fácil é rejeitar e dizer que tudo isso é bobagem. Muito difícil seguir a sabedoria de nossos antepassados. Os dados estão disponíveis em nossa terra como samskriti, onde devi é adorado. É como dizer que a gravidade não existe na Terra ou não há nada chamado de reação capilar.


Pense um pouco. Nossos ancestrais viveram vidas de ‘prevenir é melhor do que remediar’.

Ainda quer jogar fora todas as velhas palavras de sabedoria de causa e efeito? Então, esteja pronto para conviver com doenças relacionadas ao estilo de vida.

A palavra Shakti significa ENERGIA.


Créditos do texto para Sandhya S.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page