top of page
Foto do escritorCris Ayres

Uma pitada do que é AYU

Ayu
Ação da Vida e tudo que nela e dela diz a respeito!

Ayu é o termo sânscrito que se refere à 'Vida' ou 'Tempo de vida' de um indivíduo ou como manter a vida nesta existência. Ayu significa mais do que vida na tradução literal. Ayurveda é composta por uma parte desta referência e muda completamente seu significado dependendo de qual contexto ela é citada. Sim, é isso! O Ayurveda pode ser entendido de várias formas dentro de uma frase, ele pode ser o conhecimento da Vida, ou o conhecimento do tempo de vida que a pessoa tem nesta existência.

As ferramentas esquecidas de serem nos apresentadas, estimam e preveem o tempo estimado, e isso não é oráculo não! É muito estudo isso sim.


O termo 'Ayurveda' é composto por 2 partes, a primeira parte é 'Ayu' e a segunda parte é 'veda'; e, portanto, todo o conhecimento do Ayurveda diz respeito a este 'Ayu' e às medidas para obtê-lo, isso inclui o seu significado maior do que o Jargão Ayur = VIda e Veda Conhecimento. O Ayurveda e sua sabedoria roda entorno do AYUR, sim isso mesmo. A Racionalidade ao estudar este termo, desmembra várias etapas e caminhos e vários cosmos.


Ayu é pouco, pouquíssimo abordado e a vida do ser humano virou um ponto em meio a uma Via Láctea inteira, e passamos a olhar firmemente para os doshas como se eles fossem o maior gestor da saúde e vida de uma pessoa, e com isso se fez uma nova era, bem mais rasa.


Em algumas outras línguas indianas, o termo 'Ayu' é usado para denotar a 'Idade' de um indivíduo, tempo de gestação, de preparo para vida, da vinda do celestial para terreno. Bem olha que interessante. Desta forma dependendo da região interpreta o Ayurveda de forma diferentes de acordo com sua cultura, língua e gramática. Para poder transliterar e traduzir os clássicos eu uso muito o olhar para cada época, gramática e estudo com um indologo para poder me dar noção de qual época que os textos vêm e qual eram os usos de termos para denotar o olhar sobre um assunto.

Bem, esta minha ficha foi caindo ao decorrer do tempo porque aprendi na raça e na unha, mas tive muita paciência para chegar, além de muita calma e não querer respostas rápidas. Sim, isso! Olhar para um livro e apostila e ver tudo igual me incomodava, porque eu entendia um pouco sobre o intercâmbio entre Índia e China e como eram escritos ali, a partir de outras ciências védicas (Siddha, SriVydia, Tibetana, Varma).


'Ayu' – pode ter muitas definições, assim como o Ayurveda, e infelizmente não chega a nós esta maleabilidade e então criamos um Ayurveda que até grandes nomes se dedicam a difundir, porque é o acesso geral que se tem, até em instituições da Índia.


No clássico tratado Ayurveda Charaka Samhita, a definição da palavra 'Ayu' é explicitamente descrita. Acharya Charaka afirma que Ayu é o período de tempo durante o qual a continuidade da consciência persiste. E nos desmembra de verdade, sobre a mente, o intelecto e como estes dois trabalham para esta persistência da consciência. Então o Ayurveda de Charaka é muito mais sobre isso do que receita de culinária e tratamentos para doshas. ‘Ayu’ Significa estar vivo, vinculado ao corpo e seu sustento em alguns dos seus capítulos, e o sustento do corpo não é alimentar, nem sono e nem excreções, porque é muito além. Charaka tira muita coisa do Atharve Veda, viu? Do Vaisheshika nem se fala, então entender Ayu é primordial.


वेदंचोपदिश्यायुर्वाच्यं; तत्रायुश्चेतनानुवृत्तिर्जीवितमनुबन्धोधारि चेत्येकोऽर्थः || २२ || (Ch. Su 30/22)

vēdaṁ cōpadiśyāyurvācyaṁ; tatrāyuścētanānuvr̥ttirjīvitamanubandhō dhāri cētyēkō'rthaḥ || 22 ||

Depois de responder à pergunta sobre Veda, Ayu está sendo descrita, agora em todo seu aspécto. Ayu significa anuvritti (continuidade) de chetana (consciência), isto é, chetananuvritti, estar vivo (jeevita), ligar-se ao corpo (anubandha) e sustento da vida (dhari). Este corpo deve estar ligado ao céu e a terra, em todos os seus aspectos e camadas.


Sinônimos de Ayu que são importantes para interpretações de etapas e tempos cronológicos, linguas e gramáticas.


A palavra Ayu é derivada de “Ayussu”, que significa tempo de vida. Várias outras palavras como 'Jivitam', 'Anubandha' e 'Dhari' são usadas alternadamente com o termo Ayu, que também implica o mesmo significado, ou seja, expectativa de vida.


A partir desta perspectiva, Ayu é o termo e o conceito responsável por manter vida, recuperar vida, mas para além disso é poupar vida, longevidade e prevenção. Só temos um bom tempo de vida se soubermos sobre prevenção e sobre AYU, sim sobre o que isso significa. AYU quem deu o conceito da ciência da sabedoria da vida e passou a se chamar AYURVEDA por isso, pelo que este conhecimento atingia. Então aqui já começamos a Saber que Ayurveda é um nome carinhoso de uma ciência maior.

Bem, quando estudamos um texto escrito em um período distinto dos vedas, a gramatica conta na interpretação, então não adianta transliterar sem saber o significado para aquela língua e tempo.

E por isso que estou aqui neste espaço para que muitos, sendo ou não do Ayurveda possam entender um pouco mais, aliás meu lugar de ocupação hoje é educacional.


Muitas vezes a falta de entendimento do que é Ayu, leva entender que este é responsável por muitas das coisas que cercam a “ciência da vida”.

Ayu é um estado e estes estado pode se encontrar em prevenção por exemplo, mas existe VAYA e aí que a coisa começa a mudar de configuração.


Vaya é definido como o estado do corpo correspondente ao tempo decorrido desde o nascimento. Vaya (Idade) é um dos meios para alcançar o conhecimento sobre Ayu (tempo de vida) além de outras ferramentas. Tanto Charaka quanto Sushruta afirmam que antes de prescrever qualquer procedimento terapêutico, o médico deve fazer um exame para obter conhecimento a respeito do tempo de vida, força e intensidade da morbidade. (S.S. 35 - 2)


Depois que analisou AYU, vamos para VAYA e ai sim começamos a Hostória entre AHARA (não é comida não tá?) e Aushada.

Então Vaya me dará todas as pistas pela Idade e Ayu tempo de vida e as duas juntas, por exemplo me dá as pistas do que traçar, porque traçar um tratamento requer analise de tudo isso, estação do ano, movimento do céu interno e externo, muitas coisas mesmo. Mas aqui quero instigar vocês a entender que há um mundo vasto e que o Nome do Ayurveda é um apelido carinhoso, por conta destas relações dentro de uma ciência maior da qual ele nasceu.

Então aos estudantes, entenda que há muito mais em um diagnóstico e nenhum dos textos clássicos tem sobre pulsologia, mas AYUPARIKSHA! (Exame da duração de vida que engloba absolutamente tudo sobre uma pessoa até se ela terá algo no pulmão daqui 3 anos).


E este é o destrinchar entre idade, tempo de vida e como prevenir para a frente e arrumar o que ficou para trás, aliás, nas medicinas internas quanto mais andar para trás mais se aprende, sem sombra de dúvida.


Estudar o Ayurveda tem estas anuancias que devem ser consideradas, ponderadas, analisadas e não misturada, porque cria-se uma racionalidade que não é capaz de ser clara, confusa.


O que eu falo sobre isso?


Não adianta ter livros clássicos traduzidos, nem saber sanscrito bonitinho (que encanta os ouvidos), se não sabemos sobre as referências e épocas cronológicas não ocidentalizada e latinizadas.


Enfim, talvez isso te confundo sobre termos como Agni, Pitta e Tejas, Ora Tejas significa fogo apenas, ora significa a potencia e essencia do fogo, outra a força do fogo que corresponde, em um nível mais sutil, ora Teja é relacionado com o espirito, e então o aluno e profissional tem duas opção em traduzí-lo de uma forma apenas ou não ficar perdido como analisar, entender e agrupar informações. Antemão não existe alimento que atua no Tejas, isso é irreal dentro do real, do sat e asat, que temos em todos os "componentes do Ayurveda".


Que possamos no abrir para questionar. Questione até o que escrevo, assim te aguça a saber mais.


Claro que AYU é extenso e tem muitas coisas que nascem dele. Hoje preparando uma aula de Formação de Ayurveda pude resgatar muitas coisas e relembrar de materiais especiais, alem de ver o quanto temos que aprender a racionalizar dentro de algo que não se resume (AYUR = VIDA, VEDA= CONHECIMENTO). no fundo se não soubermos isso, não adianta Samkhya, Atharva Veda, nem Charaka, nem Susruta, que a conta não vai fechar e você, provavelmente não consiguirá fechar e unir (prana, ojus, tejas, agni supremo, agni central, agni, jatharagni, buthagni, biluagani, pitta, vatta, kapha, sattva, rajas, tamas, nadis, gunas, virya, vipak, prabhava, anna, manas, mahat, ahankara, budhi, mananas, jagat, órgãos, vísceras, glândulas (são mencionados sim, mas com outro olhar) etc. Quando nos preparamos para saber onde as literaturas se agregam temos um caminho sem lombadas, buracos e com muitos retornos gentis.


Eu Acredito que o maior desafio da maioria é juntar as peças que se conectam no quebra-cabeça da Vida!


Saúde e Paz!

Cris Ayres


PS: Ayurveda é aquela fonte de conhecimento que ensina ou lida com Ayu. Como assim? Por suas características, ele transmite o conhecimento da alegria e do sofrimento, do benefício e do dano, e autêntico / autorizado e não autêntico / não confiável (fontes de informação). É também aquilo que nos informa sobre o tempo de vida e substâncias com propriedades e ações que resultam nas mesmas. AYU não é uma tradução de Frase de efeito (AYU=VIDA), ela é fonto de uma sabedoria que nos dá mapas e "manuais" de como cuidar, aprender sobre vida, ela nos ensina sobre alegria sim e sobre o sofrimento, que ambos são importantes, estão no mesmo lugar e para além um não existe se o outro não existir e qual nosso papel saber lidar com esta interação, que vai alem da culinária, mas da matemática e geometria da vida descrita como física, quimica dos gunas. Gunas? são altamente complexo e matemáticos.



243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page